Jabrú Teatro de Títeres, da Colômbia, reflete sobre sobre migração infantil em Clownti na MIACENA

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A 3ª edição da MIACENA (Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos) consolida São Paulo como um mapa de encontros artísticos internacionais. Entre os dias 11 e 22 de agosto de 2026, o festival reúne mais de 50 atividades gratuitas espalhadas por 19 pontos da capital paulista, integrando a programação à Mostra do Patrimônio, da Prefeitura de São Paulo. O evento, idealizado por André Acioli e Dani Angelotti, traz criações concebidas para dialogar diretamente com a arquitetura, a memória urbana e o cotidiano da metrópole.
Entre as atrações internacionais, destaca-se o espetáculo infantil Clownti, apresentado pelo coletivo Jabrú Teatro de Títeres. Vindo de Medellín, na Colômbia, o grupo trouxe ao público brasileiro uma delicada reflexão sobre deslocamento, inocência e pertencimento.
A obra acompanha a trajetória de Clownti, uma criança migrante que carrega seus sonhos dentro de uma mala enquanto busca suas raízes e a própria identidade. Em cena, a ternura da figura infantil contrasta com a crudeza do isolamento e das transformações impostas pelas travessias socioculturais.
Em entrevista ao ator argentino Juan Manuel Tellategui para o Blog do Arcanjo, os integrantes da companhia expressaram a satisfação pela recepção no país. A atriz e bonequeira Natalia Duque ressaltou a alegria da estreia na capital paulista: “Estamos muito contentes de estar no Brasil. Já estivemos em outros lugares do país, mas é a nossa primeira vez aqui em São Paulo. Ficamos muito felizes de ver que Clownti, a nossa obra que nos permite viajar pelo mundo, nos trouxe até este lugar maravilhoso”, celebrou.
Natalia enfatizou a troca humana proporcionada pelas artes cênicas e o acolhimento do público local: “A magia de todo esse encontro real de estar aqui, de nos olharmos nos olhos e de sentir a calidez de vocês como cultura e como país é algo único.”
Com 23 anos de dedicação contínua ao teatro de animação, o grupo Jabrú mantém uma essência familiar em suas produções. O artista Jorge Libreros relembrou o percurso do coletivo e a dimensão afetiva de participar da MIACENA. “Somos uma companhia familiar e temos 23 anos nesse ofício de sermos bonequeiros. Para nós, é gratificante poder compartilhar nosso trabalho com as pessoas daqui do Brasil e, em especial, de São Paulo”, comemorou.
A dramaturgia de Clownti utiliza a linguagem do teatro de bonecos para tocar em temas sensíveis, aproximando adultos e crianças de uma realidade social marcante na América Latina. Sobre a essência do personagem e a mensagem central da peça, Natalia Duque explicou: “Clownti é um menino migrante que viaja em sua mala de sonhos buscando de onde vem, de que lugar ele é. Então vamos de país em país, de lugar em lugar, levando muita felicidade e levando sua inocência, mas também deixando essa mensagem: o que acontece com essas crianças que chegam à vida e não têm esse aconchego da família? Esse é o exercício com Clownti: pensar nessas infâncias”, definiu.
A presença de Clownti na Miacena exemplifica a capacidade do evento em ultrapassar fronteiras geográficas para conectar memórias e afetos, amplificando a visão de mundo do público.
Fazer jornalismo cultural de qualidade é nossa missão e seu apoio é importante! Se desejar apoiar, você pode contribuir em nossa chave pix: [email protected]
Compartilhe e nos siga nas redes sociais.
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2026 | Todos os direitos reservados.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Avaliações críticas:
★ Fraco
★★ Regular
★★★ Bom
★★★★ Muito Bom
★★★★★ Excelente




