14ª Mostra Tiradentes | SP ocupa CineSesc com filmes de sucesso em Minas Gerais

O crítico Bruno Carmelo vê filme na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes: a 14ª Mostra Tiradentes | SP traz destaques do festival mineiro ao CineSesc © Jackson Romanelli Universo Produção Blog do Arcanjo 2026

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A 14ª Mostra Tiradentes | SP ocupa o CineSesc entre os dias 12 e 18 de março de 2026, como uma vitrine essencial para a produção cinematográfica nacional contemporânea na maior metrópole do país. Realizado em parceria entre o Sesc-SP e a Universo Produção, o evento apresenta 28 filmes inéditos na capital paulista, divididos igualmente entre 14 longas e 14 curtas-metragens. A programação deste ano é norteada pelo tema “Soberania Imaginativa”, que propõe uma reflexão profunda sobre a autonomia criativa e os desafios impostos pelas grandes corporações de tecnologia ao cenário audiovisual brasileiro.

LK e Anita Leandro, vencedores de melhor curta Entrevista com Fantasmas e melhor filme com Anistia 79 da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2026

O evento inicia sua trajetória paulistana no dia 12, às 20h, com a exibição gratuita de Anistia 79, de Anita Leandro, obra duplamente premiada na edição mineira pelo Júri Popular e pelo Prêmio Carlos Reichenbach. A seleção contempla ainda outros destaques laureados, como o longa mineiro Para os Guardados, de Desali e Rafael Rocha, e o curta paulista Entrevista Com Fantasmas, de Lincoln Péricles. Para encerrar a programação, uma sessão especial foi concebida exclusivamente para o público de São Paulo, apresentando obras que homenageiam figuras fundamentais da nossa cultura: o cineasta Julio Bressane e o teatrólogo José Celso Martinez Corrêa.

Raquel Hallak na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2026

Além das exibições, a mostra promove um intercâmbio direto entre realizadores e espectadores por meio de 13 bate-papos após as sessões. A agenda acadêmica e institucional ganha força com um debate conceitual no Cine FAAP, no dia 16, e com o lançamento da publicação do 4º Fórum de Tiradentes no Sesc 14 Bis, no dia 17. Este documento, fruto do trabalho coletivo de mais de 70 profissionais do setor, reúne diretrizes estratégicas para o fortalecimento da indústria audiovisual, reafirmando o compromisso do evento com o desenvolvimento de novos horizontes para o cinema produzido no Brasil.

APOIE O BLOG DO ARCANJO!
Fazer jornalismo cultural independente, humano e de qualidade é desafiante. Por isso, seu apoio é muito importante, para mantermos a produção de um conteúdo no qual você possa confiar. Você pode contribuir com qualquer quantia que desejar em nossa chave pix: [email protected].
Você também pode contribuir compartilhando nossas matérias, nos seguindo e interagindo em nossas redes sociais. O jornalismo cultural de qualidade e independente agradece!

Siga @miguel.arcanjo

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2026 | Todos os direitos reservados.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Avaliações críticas:
★ Fraco
★★ Regular
★★★ Bom
★★★★ Muito Bom
★★★★★ Excelente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *