Queixinho celebra cinema com Gabriel Martins, Rejane Faria e Raquel Hallak no Carnaval de BH

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*
Vai ter cinema na folia em Belo Horizonte neste domingo de Carnaval. O desfile do Unidos do Samba Queixinho em 2026 transforma as ruas de da capital mineira em um fervilhante set de filmagens a céu aberto. Com o enredo “O Cinema é Nóis”, o bloco celebra a pujança do audiovisual mineiro e brasileiro, reafirmando que a sétima arte em Minas é fruto de um fazer coletivo, afetivo e persistente.
Nesta edição, o bloco presta honrarias a três pilares do atual cinema mineiro: o cineasta Gabriel Martins (diretor de Marte Um), a talentosa atriz Rejane Faria e a produtora Raquel Hallak, coordenadora da Universo Produção, que realiza a Mostra de Cinema de Tiradentes, a CineOP, em Ouro Preto, a CineBH, em Belo Horizonte e o encontro de mercado Brasil CineMundi, pelo projeto Cinema Sem Fronteira.
O cortejo, conhecido por sua bateria “kabulosa”, promete uma simbiose entre música e imagem em movimento. O encontro está marcado para o domingo de Carnaval, 15 de fevereiro, com concentração às 12h30 na Praça da Liberdade, em frente à Casa Fiat de Cultura. O bloco deve seguir pela Rua da Bahia, envolvendo os foliões em uma estética que une o samba tradicional à magia das telas. É o momento de vestir a fantasia e celebrar essa odisseia cultural que leva a alma de Minas para o mundo, na mais perfeita união entre cinema e do Carnaval.



*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viaja a Tiradentes, Minas Gerais, a convite da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Tiradentes, se hospeda no Lofts do Largo e Pousada Casa de Maria e faz as refeições no Restaurante Padre Toledo.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Avaliações críticas:
★ Fraco
★★ Regular
★★★ Bom
★★★★ Muito Bom
★★★★★ Excelente
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


