Exposição Amados – Zélia e Jorge tem clube de leitura e preciosidades do casal de escritores

Os escritores Zélia Gattai e Jorge Amado, cujas vidas se confunde com a história do século 20 © Divulgação Blog do Arcanjo 2026

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A CAIXA Cultural São Paulo torna-se palco de uma odisseia afetiva que transcende o tempo e a literatura, com a vida de dois escritores cujas vidas se confunde com a história do século 20. A exposição “Amados – Zélia & Jorge” descortina a intimidade de um dos casais mais emblemáticos da cultura brasileira, oferecendo ao público um percurso resplandecente pelos 56 anos de união entre Jorge Amado e Zélia Gattai. Com um acervo meticuloso que inclui cartas, fotografias e instalações sensoriais, como o “cofre-coração” e a “chuva de flores”, a mostra convida a uma imersão na sensibilidade de dois artistas que transformaram o afeto em um compromisso social e literário perene.

Paralelamente à contemplação visual, o AMADO Clube propõe uma experiência intelectual profunda. O clube de leitura online, mediado por Maria João Amado, neta dos escritores, promove debates sobre a obra Toda Saudade do Mundo. Esta iniciativa permite que o público explore o universo literário do casal sob uma perspectiva familiar e histórica, estreitando os laços entre a memória preservada na Casa do Rio Vermelho e os leitores contemporâneos.

A curadora Paloma Jorge Amado destaca a importância de compartilhar essa herança em solo paulistano.

“Para nós, é uma alegria trazer essa exposição para São Paulo, uma cidade tão importante para a cultura do país. Queremos que o visitante se sinta passeando pela casa, história e memória desse casal que passou mais de 50 anos de mãos dadas, embarcados nessa navegação, linda e profunda, por mares agitados e marés mansas. Foi para contar mais dessa história que organizamos a exposição Amados – Zélia & Jorge”.
Paloma Jorge Amado
escritora e curadora

A exposição Amados – Zélia & Jorge está em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111) até o dia 22 de fevereiro de 2026. A visitação ocorre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca e classificação indicativa livre.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Avaliações críticas:
★ Fraco
★★ Regular
★★★ Bom
★★★★ Muito Bom
★★★★★ Excelente

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *