Wicked celebra patrocínio que viabiliza temporada no Rio

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O musical Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz desembarca no Rio de Janeiro com as estrelas Fabi Bang e Myra Ruiz no segundo semestre deste ano com oito marcas parceiras. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e realizado por meio da Lei Rouanet, lei de incentivo a projetos culturais. A produção é do Instituto Artium de Cultura, em coprodução com o Atelier de Cultura. O espetáculo conta com o patrocínio da Bradesco Seguros, Volkswagen, PRIO e Alelo, além do apoio da Eurofarma e Unisys, Sympla e Linha Bruna Tavares.
Em sua terceira montagem inédita no país, Wicked será exibido no Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, a partir de 15 de julho, após grande sucesso em São Paulo, no Teatro Renault, entre março e dezembro de 2025.
“Nas duas primeiras temporadas, em 2016 e 2023, meio milhão de pessoas já tinham assistido a Wicked em São Paulo. No ano passado, foram mais 500 mil. Enfim, conseguimos unir forças e atender uma demanda, que já é antiga, do público carioca. Vai ser a realização de um sonho para nós e para os fãs de Wicked”, diz Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura.

O patrocínio das marcas, segundo Cleto Baccic, coprodutor e presidente do Atelier de Cultura, é fundamental para a viabilização de grandes projetos culturais como Wicked. “Trazer o musical ao Rio de Janeiro é a realização de um sonho que só foi possível graças ao mecanismo de incentivo do Ministério da Cultura, a Lei Rouanet, e à confiança das marcas parceiras, que acreditaram no poder de transformação social e impacto midiático dessa superprodução nunca antes vista no Rio”, destaca Baccic.
Pedro Romani, diretor de operações do Instituto Artium de Cultura, destaca a importância da associação entre os patrocinadores e as grandes produções como estratégia eficaz de comunicação. “O teatro musical oferece às marcas a oportunidade única de se conectar com o público por meio de boas histórias contadas ao vivo. Wicked promove muito mais do que visibilidade: é uma plataforma poderosa de live marketing e relacionamento para seus patrocinadores.”
Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, empoderamento e amor retratada no romance de Gregory Maguire. O musical revela a história não contada das bruxas de Oz, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico, com texto de Winnie Holzman e músicas e letras de Stephen Schwartz.
A produção brasileira é reconhecida pela inovação técnica, com destaque para os sistemas de voo, os efeitos de ilusionismo e a projeção de conteúdo especialmente criado para o espetáculo. O “icônico” voo de Elphaba, no final do primeiro ato, é apontado como o ponto alto das inovações introduzidas pela produção local, segundo a Playbill, referência na cobertura da cena teatral da Broadway, em Nova York.
Os ingressos para a temporada de Wicked no Rio de Janeiro já estão à venda na Sympla e na bilheteria oficial da Cidade das Artes Bibi Ferreira.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


