SP, por Runan Braz: Parabéns, São Paulo, capital cosmopolita e prato cheio de delícias!

São Paulo, que completa 472 anos © Eduardo Enomoto Blog do Arcanjo 2026

Por RUNAN BRAZ
Colunista especial do Blog do Arcanjo
De São Paulo

São Paulo celebra seus 472 anos, completados no último domingo, 25 de janeiro. A capital não dorme, mas come — e muito bem. A metrópole paulistana respira arte e cultura, mas também é reconhecida mundialmente pela sua diversidade gastronômica, que oferece bares, restaurantes e cafés para apreciarmos sua interessante arte culinária. E são muitas opções: comida italiana, camaronesa, latino-americana, oriental… Por aqui, temos mais de 150 mil restaurantes, sendo 60 tipos diferentes de cozinhas. Então, “bora” fazer um roteiro para animar o paladar e comemorarmos o aniversário de 472 anos da cidade em um divertido e saboroso dia pela capital da gastronomia!

Um dia de gastronomia cosmopolita que só São Paulo oferece!

Café da manhã no Café Colombiano

No alvorecer, a pedida é o Café Colombiano, que exala cultura e ancestralidade. No bairro dos Campos Elíseos, o local oferece comidas típicas e artesanais do país latino-americano para se comer de joelhos. Delícias como ovos perico (mexidos no estilo colombiano, temperados com tomate e cebolinha); arepas (discos de pão achatados com massa de milho pré-cozida) nos remetem à culinária do país vizinho. Tem ainda as famosas empanadas e o buñuelo, um tipo de bolinho recheado de queijo. Para adoçar a boca há doces como banana da terra grelhada com melado e o buñuelo doce, recheado com doce de leite. No acompanhamento, vai um café quentinho coado com grãos colombianos, ou um chocolate quente com queijo? Os brunchs são preparados entre 9h e 16h. O espaço, que também é um centro cultural, promove eventos como lançamentos de livros e apresentações musicais intimistas.
Café Colombiano: Alameda Eduardo Prado, 493, Campos Elíseos, São Paulo. Seg-sex: 12h-20h/sab: 9h-20h/dom: 9h-18h.

Almoço na Cantina Mamma Celeste

Perambulando pela Bela Vista, reduto das cantinas mais famosas da metrópole paulistana, o cheiro de massa fresquinha e saborosa se espalha pelas ruas do bairro. Na Cantina Mamma Celeste, uma das mais tradicionais, saboreamos experiências incríveis da culinária italiana. O restaurante é uma opção agradável para reunir amigos, familiares e casais. Um prato fascinante e leve é o nhoque de batata-doce ao molho branco com limão siciliano. Outra pedida é o canelone de ricota ou a tradicional lasanha à bolonhesa. Entre outros pratos, vale ainda provar o filé de parmegiana. E, claro, com um bom vinho para degustar e acompanhar esses pratos apetitosos.
Mamma Celeste: R. Conselheiro Carrão, 460, Bela Vista,São Paulo. 11h30/16h e 18h/22h30 (dom., 11h30/16h; fecha seg.).

Café da Tarde na 89º Station

Nos passeios pela Liberdade, a jovem e movimentada cafeteria 89º Station, que funciona desde 2017, é uma parada interessante para aquela pausa do café da tarde. Salgados orientais Karê Pan, a coxinha de shimej e os apetitosos doces de sua famosa vitrine de confeitaria japonesa animam os apreciadores e adoçam a vida.
89º Station: Praça da Liberdade, 169, Liberdade, São Paulo. Seg a Sáb – 07:30h às 20h. Dom – 07:30h às 19:30h.

Jantar no Biyou’Z 

Se você quer experimentar pratos do continente africano com opções originais e temperos locais, o Biyou’Z é o lugar ideal para agradar . Desde 2007, o restaurante oferece pratos autênticos com referencias de gastronomia de paises africanos como Angola, Nigéria, Senegal, Gana, República dos Camarões. Vale a pena conhecer um dos pratos quentes, que é o Samaki, peixe desfiado refogado com espinafre, acompanhado de arroz com curry.
Byouz: Unidade 1 – Alameda Barão de Limeira, 19, Campos Elíseos. Unidade 2 – Rua Fernando de Albuquerque, 95, Consolação, São Paulo. Seg. a dom. 12h às 23h59.

O jornalista Runan Braz © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

*RUNAN BRAZ é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e escreve mensalmente, como colunista convidado, no Blog do Arcanjo, sobre suas descobertas culturais e gastronômicas pela cidade de São Paulo, onde nasceu e vive. Siga @runan.braz

Leia as colunas de Runan Braz no Blog do Arcanjo!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *