Globo acompanha preparativos para o Carnaval em programação especial

Carro alegórico da Paraíso da Tuiuti © Riotur Flickr Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Falta pouco para o Carnaval e, nas quadras, ruas e barracões de São Paulo e do Rio de Janeiro, o ritmo já é de contagem regressiva. Enquanto as escolas ajustam os últimos detalhes para entrar na avenida, o Jornalismo da Globo reforça sua cobertura da maior festa popular do país com séries e programas locais que mostram os bastidores, os enredos, a tradição e, principalmente, as pessoas que fazem o Carnaval acontecer.

Nesta segunda-feira, dia 19, o ‘SP1’ estreia mais uma edição da série ‘Enredos’. Ao longo de 14 reportagens, uma para cada escola do Grupo Especial, os repórteres Gessyca Rocha e Romulo D’Avila visitam barracões e quadras para mostrar como estão sendo preparados os desfiles no Sambódromo do Anhembi. As reportagens ouvem os carnavalescos, integrantes das comunidades e detalha os sambas-enredo que serão cantados na avenida, com as letras completas e a explicação dos significados de cada tema que estará em jogo na disputa pelo título.

“É incrível poder visitar os barracões, a quadra, os ensaios e sentir a energia das escolas. O samba tem esse poder de união. O carnaval é uma das melhores formas de aprender sobre o Brasil e sua história. Cada desfile é uma aula diferente”, destaca Gessyca Rocha.

Também nesta segunda-feira, o ‘SP2’ estreia a série ‘Espelho’, um mergulho no legado do Carnaval paulistano. Em sete reportagens, sendo duas escolas por episódio, Gessyca Rocha e Romulo D’Avila mostram como funções essenciais das agremiações, como mestre de bateria, mestre-sala e porta-bandeira, direção de harmonia, intérpretes, passistas, mestres de barracão e rainhas, passam de geração em geração. Histórias de pertencimento, transmissão de conhecimento e orgulho comunitário revelam a força de uma cultura viva, que se renova a cada Carnaval. “Espero que a série faça as pessoas refletirem sobre a importância de valorizar a nossa cultura e manter viva a potência que é o Carnaval. Algo nosso, do Brasil, que precisa de continuidade”, afirma Gessyca. Romulo D’Avila completa: “As reportagens mostram o quanto o Carnaval de São Paulo é diverso. Os enredos, a criatividade e a pluralidade cultural vão levar o telespectador para muitos lugares diferentes”.

No Rio de Janeiro, a partir do dia 26 de janeiro, Mariana Gross e Alexandre Henderson iniciam as tradicionais ancoragens do ‘RJ1’ direto da Cidade do Samba, apresentando as 12 escolas do Grupo Especial que vão desfilar na Marquês de Sapucaí. Neste ano, a cobertura ganha dois quadros inéditos: em um deles, cada escola terá um segredo especial do desfile que será revelado ao vivo; no outro, Alexandre Henderson é desafiado a viver diferentes papéis do Carnaval, apresentando‑se como segmentos e personagens da festa.

Em seu terceiro ano de exibição, no dia 31 de janeiro, a TV Globo estreia mais uma edição do programa ‘Apoteose do Samba’, que neste ano homenageia trabalhadores e comunidades que sustentam o Carnaval ao longo de todo o ano, mostrando os empregos gerados pela festa, a indústria do samba, a economia criativa e tradições que atravessam gerações. Conduzido pelos repórteres Chico Regueira, Lilian Ribeiro, Alexandre Henderson e Francini Augusto, o programa vai ao ar em dois episódios, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Uma semana antes dos desfiles em São Paulo, no dia 7 de fevereiro, Mariana Aldano apresenta mais uma edição do programa ‘SP no Samba’, que irá mostrar as mudanças nos desfiles do Carnaval paulistano e o que as 14 escolas do Grupo Especial vão levar para o Sambódromo do Anhembi.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *