O Segredo de Brokeback Montain chega ao Teatro Itália com drama gay vencedor do Oscar

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um clássico do cinema de temática gay chega aos palcos paulistanos com a história do amor impossível entre dois cowboys. Inspirado no filme de Ang Lee vencedor de três Oscars, a peça O Segredo de Brokeback Montain, da Avante Produções, faz temporada no Teatro Itália, no bairro da República, em São Paulo, entre 14 de janeiro e 26 de março, sempre às quartas e quintas, 20h, com Marcéu Pierrotti e Júlio Oliveira como os protagonistas Ennis e Jack.

A montagem brasileira de O Segredo de Brokeback Montain tem idealização de Marcelo Brou, texto de Ashley Robinson traduzido por Miguel Góes e sob direção de Moacyr Góes. Estão no elenco Marcéu Pierrotti (Ennis del Mar), Júlio Oliveira (Jack Twist), Daniel Tonsig (alternante de Ennis Del Mar), Marcelo Brou (Ennis Del Mar mais velho), Arlete Heringer (Garçonete e Mãe de Jack), Francis Helena Cozta (Alma) e Eduardo Rieche (Joe Aguirre, Bill e Pai de Jack). A obra ainda conta com banda ao vivo, formada por Breno Ganz, Milena Suzano e Júlia Maez. A trilha sonora original é de Dan Gillespie Sells.
A montagem já fez sucesso no Rio de Janeiro e em Londres e ganha montagem simultânea em São Paulo e em Buenos Aires neste começo de ano. Em 2023, Brokeback Mountain chegou aos palcos de Londres, com Mike Faist e Lucas Hedges como protagonistas no Soho Place Theatre. Com direção de Jonathan Butterell e texto de Ashley Robinson, o espetáculo contou com a trilha sonora original de Dan Gillespie Sells, interpretada ao vivo.
Na Argentina, a peça se chama Secreto en la Montaña, e tem estreia marcada para maio sob produção de Joaquín e Bautista Laviaguerre junto a Adrián Suar e protagonizada pelos atores Benjamín Vicuña y Esteban Lamothe, da série Invejosa, da Netflix.
No Brasil, a peça estreou no Rio, em 2024, repetindo o êxito internacional.

Filme de sucesso
Com uma estreia em 2005, o filme Brokeback Mountain (O Segredo de Brokeback Montain no Brasil) é um marco do cinema LGBTQIA+. Dirigido por Ang Lee e estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, o filme rompeu barreiras ao tratar com sensibilidade e profundidade o amor entre dois homens em um contexto de repressão e preconceito. Além de conquistar o público e a crítica, a obra provocou debates intensos sobre masculinidade, afetividade e representação LGBTQIA+ nas telas, abrindo caminho para uma nova geração de narrativas mais inclusivas e humanas. O longa venceu três Oscars: Melhor Diretor (Ang Lee), Melhor Roteiro Adaptado (Larry McMurtry e Diana Ossana) e Melhor Trilha Sonora Original (Gustavo Santaolalla).

Amor entre cowboys
O Segredo de Brokeback Mountain é uma história de amor entre dois cowboys no interior dos Estados Unidos na década de 60. Jack Twist e Ennis del Mar são jovens que se conhecem ao serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Os dois cowboys, pobres, ao passarem semanas isolados, no frio e em más condições de trabalho, começam a criar uma intimidade que se transforma em um romance intenso e conflituado. Com o fim do trabalho, voltam às suas vidas, deixando um enorme pedaço de quem são em Brokeback Mountain – e que passam o resto de suas vidas tentando recuperar. A peça é de Ashley Robinson, adaptada do conto de Annie Proulx, que teve uma notória e premiada versão de Ang Lee para o cinema. A história atravessa personagens profundamente humanos e faz pensar sobre a intolerância, os medos, as fragilidades, os interditos e o poder do amor.

Serviço:
O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN
Temporada: de 14 de janeiro a 26 de março de 2026, as quartas e quintas, às 20h
Ingressos: R$ 100 | R$ 50 meia
Vendas pelo site: https://bileto.sympla.com.br/event/113440
Horário Bilheteria
Abre duas horas antes do início do espetáculo
Teatro Itália | 302 lugares – Av. Ipiranga, 344 – República – São Paulo
Duração: 90 minutos.
Classificação: 16 anos.
Gênero: Drama
FICHA TÉCNICA
Idealização: Marcelo Brou
Texto: Ashley Robinson
Tradução: Miguel Góes
Direção: Moacyr Góes
Elenco
Marcéu Pierrotti (Ennis del Mar)
Júlio Oliveira (Jack Twist)
Daniel Tonsig (alternante de Ennis Del Mar)
Marcelo Brou (Ennis Del Mar mais velho)
Arlete Heringer (Garçonete e Mãe de Jack)
Francis Helena Cozta (Alma)
Eduardo Rieche (Joe Aguirre, Bill e Pai de Jack)
Atenção: o elenco desse espetáculo pode sofrer alterações sem aviso prévio.
Banda
Breno Ganz
Milena Suzano
Júlia Maez
Assistência de Direção: Daniela Stirbulov
Preparadora Vocal: Ângela Castro
Direção de Produção: Júlio Oliveira
Assistência de Produção: Yelon Daniel
Direção de Musical: Breno Ganz
Designer de Luz: Adriana Ortiz
Designer: Júlia Maez
Figurino: Ana Elisa Schumacher
Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Produção: Avante Produções
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


