Floripa, por Saulo Schmaedecke: É verão na Ilha da Magia!

Por SAULO SCHMAEDECKE
Especial para o Blog do Arcanjo
De Florianópolis
Floripa no verão renasce do torpor que é o resto do ano. Amanhece cedo, anoitece tarde, gringos brotam por todos os lados e carros empacam a vida de quem tem pressa de descansar. Se marcar touca e sair na hora errada, é bem capaz de ficar três horas torrando em 10 km de asfalto. Bom mesmo é sair antes do sol aparecer e voltar quando a lua já tá alta. Sendo radical pra evitar a fadiga. Pois é.
Os dias prometem muito por aqui e às vezes é até possível esquecer que estamos cercados de água. É a coisa mais linda, juro. Tem uma exuberância no ar e tudo é puro deslumbre: os morros, as trilhas, as pessoas correndo, as pessoas jogando bola, as pessoas fumando, as pessoas fumando e sendo enquadradas por estarem fumando Certas Coisas……..
Aqui tem muito sol, muito vento e muita água. Mas, de vez em quando, falta sol, água e energia elétrica. Mas até que ok, né? Pra uma ilha com umas 500 mil pessoas vivendo e que quase triplica o número de habitantes na temporada…
Aliás, na temporada o transporte público é gratuito aos domingos – talvez pra compensar a tarifa de ônibus mais cara entre as capitais do Brasilll – o que é um bom convite pra se esbaldar em qualquer uma das 42 praias de Chuvianópolis (sim, chove bastante) (sim, parece que ano passado choveu em 140 dias) (sim, socorro).
Um bom programa pra um dia quente é pegar aulas de surf na Barra da Lagoa ou só observar os surfistas da Joaquina. Quem sabe desacelerar na calmaria da praia da Daniela ou hablar mucho portuñol em Canasvieiras, a predileta dos hermanos argentinos. Se estiver no pique gastronômico, vá para Santo Antônio de Lisboa e tire a tarde para caminhar por lá!
Vivo aqui há pouco tempo e dá pra saber que tem coisa linda demais pra descobrir. Floripa dazumbanho!
O centro é uma teteia, bem petit. Tem café chic, galeria bunyta, arte pelas paredes das ruas. Muito bom circular a pé. Sábado à tarde tudo meio que fecha, mas à noite vira um Deus nos acuda: mucha gente, mucha música, drinks, azaração, pistinhas de dança milagrosas/duvidosas e um restaurante árabe com um falafel absurdo de bom, o Tarboush. A Galeria Lama é babado, coisa fina mesmo. E o Bugio sempre tem um samba!
(dica extra: comece cedo e saia cedo senão periga ver todo mundo virando abóbora!).
No fim do mês vai ter show do Manu Chao, semana que vem tem Leci Brandão e fim do mês seguem os habitués Detonautas, Dazaranha, Chimarruts… tudo bem 2000, mas o clima todo já é de pré-carnaval e os ensaios das escolas de samba já estão acontecendo na Praça XV de Novembro!! Uhu! Calma, que tem mais shows, para todos os gostos: Pedro Sampaio, Inimigos da HP, MC Mirella, Barbatuques, Xande de Pilares. Ufa!
Vale seguir o fluxo e aproveitar o clima de amor, magia y mistério no ar. Qualquer coisa, vá até a Figueira centenária em frente à Catedral e dê sete voltas ao redor dela pensando no que quer realizar este ano. Eu amo. Funciona mesmo!
Não é à toa que aqui chamam de Ilha da Magia ❤️
*SAULO SCHMAEDECKE Jornalista, fotógrafo, produtor e barbeiro. Às vezes escreve coisas legais. Às vezes faz umas fotos. Às vezes corta cabelo. Às vezes faz tudo ao mesmo tempo.
Siga @sa.cke
Leia os textos de Saulo Schmaedecke no Blog do Arcanjo!


Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


