Prefeitura de São Paulo abre inscrições para Edital de Apoio à Música e de Fomento ao Samba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, publicou a 9ª edição do Edital de Apoio à Música e 3ª edição do Edital de Fomento ao Samba. As inscrições de ambos os editais serão realizadas pelo site SMC Editais, a partir de 21 de outubro, até 21 de novembro.
O edital de Fomento ao Samba tem como objetivo selecionar projetos culturais com a temática do samba a serem realizados no município de São Paulo. Já o de Apoio à Música tem como objetivo fomentar e apoiar a criação, difusão e acesso à música no município, fortalecendo a cadeia produtiva e reconhecendo a diversidade cultural presente na cidade.
Ao Samba serão investidos R$7,6 milhões para apoiar projetos distribuídos em dois módulos. O Módulo I – Fomento às Comunidades de Samba que selecionam cinco projetos de proponentes Pessoa Jurídica, 11 de Pessoa Física e dois de manutenção de comunidades de samba. No Módulo II – Fomento ao Sambista, são quatro para Pessoa Jurídica, 16 para Pessoa Física e seis para Pessoa Física com idade igual ou superior a 60.
O Apoio à Música tem investimento de R$ 3,7 milhões para apoiar até 25 projetos de pessoas jurídicas sediadas no município de São Paulo, distribuídos em três módulos: Criação e/ou gravação de, no mínimo, 6 obras musicais inéditas; Festivais musicais; e Música instrumental e/ou cultura popular brasileira.
Até cinco dias antes do início das inscrições, a Secretaria Municipal de Cultura receberá eventuais pedidos de impugnação aos editais, que devem ser encaminhados por e-mail ao endereço indicado no próprio edital.
Link do Edital de Fomento ao Samba.
Link do Edital de Apoio à Música.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.