CineBH transforma Praça da Liberdade em cinema ao ar livre com Cine Petrobras na Praça

CineBH monta Cine Petrobras na Praça, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Belo Horizonte*

O coração de Belo Horizonte será tomado pela magia do cinema com o Cine Petrobras na Praça, que integra a programação da 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, realizada de 23 a 28 de setembro. O projeto, viabilizado com o patrocínio máster da Petrobras, leva sessões gratuitas e acessíveis a todos os públicos para a Praça da Liberdade, espaço emblemático da capital mineira que acolhe toda a cidade e se firma como ponto de encontro democrático, onde o cinema dialoga diretamente com a vida urbana. Entre os títulos exibidos ao ar livre estão os longas “Ritas” e “Milton Bituca Nascimento”, produções que celebram grandes nomes da música brasileira e prometem emocionar o público.

Ao reunir longas e curtas que exploram a natureza, a cidade, a arte e a música, o Cine Petrobras na Praça reforça o compromisso da Petrobras com o acesso à cultura e o fortalecimento do audiovisual brasileiro. “O projeto amplia a experiência da CineBH, transformando a Praça da Liberdade em uma sala de cinema a céu aberto, acolhedora e acessível a todos. É uma oportunidade de reunir pessoas de diferentes idades e trajetórias em um espaço histórico de Belo Horizonte, celebrando a potência do cinema e seu papel como ferramenta de expressão e diálogo cultural”, afirma Raquel Hallak, coordenadora geral da CineBH.

O documentário “Ritas”, dirigido por Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, abre a programação do Cine Petrobras na Praça na quinta-feira, dia 25, às 20h. No longa, a trajetória de Rita Lee é revisitada em uma espécie de “arqueologia pessoal”, em que a própria artista guia a narrativa com entrevistas concedidas ao longo da carreira e depoimentos recentes. O filme mostra Rita como poeta, compositora, escritora, eremita e musa, revelando sua capacidade de reinvenção e sua força criativa que atravessou gerações.

Na sexta, dia 26/9, às 20h, o filme “Lagoa do Nado – A festa de um parque”, de Arthur B. Senra, a câmera retorna ao subúrbio de Belo Horizonte para retratar o nascimento de um movimento de jovens skatistas, músicos e artesãos que transformaram uma fazenda abandonada em espaço de convivência, pertencimento e celebração coletiva. Senra, mestre em comunicação e professor de audiovisual, construiu carreira como curador, montador e diretor de obras ligadas à memória cultural. O longa integra a programação da Mostra A Cidade em Movimento e conta com roda de conversa após a sessão com a aprticipação de convidados e da curadora Bruna Piantino.

No sábado, dia 27/9, também às 20h, o documentário “Milton Bituca Nascimento”, dirigido por Flávia Moraes, parte da turnê de despedida do cantor mineiro para investigar a força espiritual e a dimensão mundial de sua obra. A cineasta, que já dirigiu filmes, séries e grandes shows ao vivo com reconhecimento na América Latina, EUA e Europa, apresenta um retrato íntimo e grandioso de Milton, destacando sua ligação profunda com a alma brasileira.

MOSTRINHA DE CINEMA E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

Cine Petrobras na Praça também conta com uma programação especial para a criançada. Para encantar e agradar todas as idades, serão exibidos três curtas-metragens da Mostrinha de Cinema, além do especial Cine-Concerto Tela Sonora, que une música ao vivo e cinema de animação. A diversão atravessa o limite da tela com atrações circenses que acompanham as sessões e prometem muito riso e emoção para toda a família.

No sábado, 27 de setembro, às 17h, a Mostrinha de Cinema ocupa o Cine Petrobras na Praça com uma programação especial para toda a família. A tarde começa com a divertida intervenção circense do Palhaço Cloro, seguida por uma sessão de curtas-metragens que promete encantar crianças, jovens e adultos. Serão exibidos três filmes: “Menino Gepeto”, de Cláudio Constantino e Rafael Guimarães (Animação, 13min, MG, 2025); “Sobre Amizade e Bicicletas”, de Julia Vidal (Ficção, 12min, Brasil, 2022); e “SACIS”, de Lara Dezan (Ficção, 23min, MG, 2024). Uma experiência de riso, imaginação e descobertas no coração de Belo Horizonte, com entrada gratuita. No documentário

No domingo, 28 de setembro, às 16h, a programação do Cine Petrobras na Praça se encerra com um dia repleto de encantamento e surpresas. O público será recebido com o espetáculo circense do Palhaço Pitoco e o show de mágica de Roni Rodan, preparando o clima para uma experiência única: a sessão de curtas de animação acompanhada da performance Tela Sonora. Esse cine-concerto inédito reúne música eletrônica e animações brasileiras em um diálogo sonoro criado pelos artistas franceses Xavier Garcia e Jérôme Lopez, integrantes do coletivo Arfi, referência europeia desde os anos 1980 na revitalização do cine-concerto. O programa exibe quatro obras marcantes da animação nacional: “O Malabarista” (Iuri Moreno, 2018), “Caminho dos Gigantes” (Alois Di Leo, 2016), “Plantae” (Guilherme Gehr, 2017) e “Meow!” (Marcos Magalhães, 1981). Uma celebração de arte, música e cinema para toda a família.

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da CineBH. Conteúdo produzido em parceria com a Universo Produção. Acompanhe a coberturra da Mostra CineBH!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *