★★★★ Crítica: A Lista com Lilia Cabral e Giulia Bertolli traz importante lição de respeito às diferenças no Teatro Faap

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
★★★★
A LISTA
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sex e sáb 20h dom 17h. Até 3/8/2025
Teatro Faap (r. Alagoas, 903, SP)
Compre seu ingresso!
Parece ontem, mas os tempos de pandemia já têm meia década. E, hoje, temos um novo olhar para até mesmo conseguir extrair humor de certos momentos que passamos naqueles meses tenebrosos de confinamento, medo e máscara para todos os lados. Isso é possível ao assistir à divertida e tocante peça A Lista, que une no mesmo palco a grande atriz Lilia Cabral e a jovem atriz Giulia Bertolli, sua filha. A deliciosa comédia dramática de Gustavo Pinheiro é dirigida com candura por Guilherme Piva, em soluções simples, mas eficientes em capturar o coração do público. Vemos duas vizinhas de idades diferentes: a professora aposentada Laurita (Lilia Cabral) e a sua jovem vizinha Amanda (Giulia Bertolli), que vivem em um típico edifício de Copacabana, na zona sul carioca. O encontro geracional em uma situação de tensão ao redor provoca mudanças em ambas, em uma importante lição de respeito ao outro e às diferenças. Afinal, não precisamos ser iguais para termos um convívio saudável. O espetáculo tem uma atmosfera humanista enriquecedora, que faz o público não só gargalhar, como também refletir sobre as coisas que realmente importam nesta vida. Lilia Cabral sustenta o ritmo do espetáculo, nas nuances formidáveis que encontra para o texto e no ótimo tempo para o humor, enquanto que Giulia Bertolli apresenta o necessário contraponto, representando uma juventude sem limites para o confronto. Com sua sofisticada simplicidade, a peça surgiu no contexto de teatro online da pandemia e, assim que foi possível, ganhou os palcos com sucesso e se tornou filme em 2024. Vê-la agora no Teatro Faap, já com a pandemia no passado, traz interessante perspectiva à montagem e reforça ainda mais seu significado histórico, para além da ótima história de amizade que conta.
★★★★
A LISTA
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sex e sáb 20h dom 17h. Até 3/8/2025
Teatro Faap (r. Alagoas, 903, SP)
Compre seu ingresso!
Volta ao lar
Na estreia de A Lista no Teatro Faap Lilia Cabral se emocionou em pisar novamente naquele palco com o qual tem tanta história. E celebrou estar com sua filha, Giulia Bertolli, em temporada em sua cidade natal, São Paulo, lembrando que é formada pela Escola de Arte Dramática e possui forte relação com a cidade e seu teatro.
Blog do Arcanjo mostra bastidores da estreia de A Lista no Teatro Faap com Lilia Cabral e Giulia Bertolli





















Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu A Lista no Teatro Faap com Lilia Cabral e Giulia Bertolli


















★★★★
A LISTA
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sex e sáb 20h dom 17h. Até 3/8/2025
Teatro Faap (r. Alagoas, 903, SP)
Compre seu ingresso!
Ficha Técnica:
Texto: Gustavo Pinheiro.
Direção: Guilherme Piva.
Elenco: Lilia Cabral e Giulia Bertolli.
Cenários e Figurinos: J.C. Serroni.
Iluminação: Wagner Antônio.
Direção de movimento: Marcia Rubin.
Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes.
Fotógrafo: Priscila Prade
Programador Visual: Thiago Ristow.
Direção de Produção: Celso Lemos.
Serviço:
Espetáculo A LISTA
De 27 de junho a 03 de agosto de 2025
Sexta e sábado às 20h, domingo às 17h.
Duração: 75 minutos.
Gênero: Comédia dramática.
Classificação etária: 12 anos.
Ingressos R$140 (inteira) e R$70 (meia-entrada)
Bilheteria física de quarta a sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 17h.
Durante os dias de espetáculo, até o início da apresentação
Teatro FAAP
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo – SP
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.