Festival de Curitiba tem mostra imersiva Plastic Doll de Ana Carneiro com visão crítica ao patriarcado

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
A diretora e dramaturga Ana Carneiro retorna ao Brasil após 25 anos no exterior para apresentar no Festival de Curitiba sua mostra imersiva Plastic Doll. A produção, que será encenada de 27 de março a 2 de abril na Casa Quatro Ventos, reinterpreta um texto seu de 2013, originalmente escrito na Itália. Reformulado com um enfoque de justiça social e inclusão, o espetáculo oferece ao público uma experiência intensa sobre gênero e violência doméstica, ao explorar a imagem da boneca Barbie como símbolo dos abusos da cultura ocidental e do sistema patriarcal.
A Casa Quatro Ventos, redecorada especialmente para a exibição, foi transformada em uma casa de bonecas, predominantemente cor-de-rosa, mas longe de ser perfeita. O ambiente desafia os espectadores a confrontar questões profundas sobre o papel da mulher na sociedade e os impactos do patriarcado. Durante a visitação, os participantes se deparam com a violência disfarçada por uma aparência doce, sendo convidados a refletir sobre a realidade invisível por trás da estética de perfeição.
Ana Carneiro, emocionada ao ver o espaço pronto, compartilhou sua sensação de “voltar para casa”. Ela destacou a diferença das questões feministas latino-americanas em relação ao contexto de filmes como Barbie, sucesso de Hollywood em 2023. A diretora, em parceria com a argentina Laura Fernández, professora da Universidad Nacional de las Artes, traz à tona uma proposta inovadora que, além de refletir sobre a opressão de gênero, também resgata a importância do trabalho coletivo e diverso, com uma equipe majoritariamente composta por mulheres, pessoas trans e não-binárias.
A mostra foi viabilizada com o apoio financeiro da Universidade de Indiana, por meio da ONG Babel Theater Project, e oferece oficinas formativas com inscrições prévias, destacando a educação como um pilar essencial da programação.
Serviço:
Mostra Plastic Doll
Local: Casa Quatro Ventos – Rua da Paz, 51, Centro, Curitiba
Data: 27/03 a 05/04/2025
Programação gratuita (oficinas com inscrição prévia)
Mais informações: https://festivaldecuritiba.com.br/atracao/buscar/plastic-doll
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.