Festival de Curitiba recebe núcleo de comédia Risorama de Diogo Portugal

Diogo Portugal cria núcleo de comédia para o Festival de Curitiba: “Humor para todos os gostos” © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

O Risorama, núcleo de comédia do Festival de Curitiba, completa 21 anos e continua se renovando, trazendo para a cidade uma proposta de humor diversificada e inovadora. O evento, que acontece a partir desta quinta-feira (27) na Live Curitiba, traz nomes consagrados da comédia, como Santo Fole e Chico Raiz, com humor acessível a todas as idades, além de figuras como Mateus Ceará, que promete surpreender o público com seu estilo irreverente.

Criado por Diogo Portugal, o evento surgiu com a ideia de trazer um humor sarcástico e autorreflexivo, características que combinam com o espírito curitibano, conhecido pela seriedade de seus habitantes. Em 2025, o Risorama promete mais uma edição cheia de novidades, com a curadoria de Portugal, que aposta na fusão de diferentes estilos de comédia. “Este ano, estamos misturando estilos de uma forma que nunca fizemos antes. Essa é a grande novidade”, afirmou Portugal em coletiva no Hotel Mabu.

“A ideia do Risorama é essa mistura. Temos algo para todos: humor para quem quer rir sem censura e também para quem prefere algo mais leve”, explica o curador.

Outro diferencial do Risorama é a oportunidade que oferece a comediantes iniciantes, funcionando como um verdadeiro “olheiro” do stand-up. Portugal destaca a importância de dar visibilidade a novos talentos, lançando-os no circuito da comédia. “O Risorama é um campo de lançamento para quem está começando, a gente vê o potencial e aposta”, ressalta.

Além da programação diversificada, o Risorama também se distingue pelo ambiente intimista de bar, com mesas para o público e uma cenografia temática que torna a experiência ainda mais envolvente. “Comédia é colaborativa, e o Risorama oferece uma vivência única, diferente dos festivais tradicionais de teatro”, conclui Portugal.

Confira o line-up de 2025:

27/03 – Quinta-feira: Diogo Portugal, Italo Sena, Pritello, Fernanda Arantes, Nil Agra, Giovanna Fagundes e Thiago Souza.
28/03 – Sexta-feira: Diogo Portugal, Diguinho Coruja, Kedny Silva, Mhel Marrer, Rogerio Morgado, Marcito Castro, Nany People e Carioca.
29/03 – Sábado: Diogo Portugal, Arianna Nutt, Jansen Serra, Luciano Guima, Nany People, Cris Pereira, Eduardo Jericó e Danilo Gentili.
30/03 – Domingo: Diogo Portugal, Santo Fole, Chico Raiz, Alorino Jr, Criss Paiva, Serginho Lacerda e Victor Sarro.
31/03 – Segunda-feira: Diogo Portugal, Rodrigo Marques, Dra. Rosângela, Marcus Cirillo, Fabiano Cambota, Matheus Ceará e Brow Malaquias
01/04 – Terça-feira: Diogo Portugal, Afonso Padilha, Rafael Aragão, Gio Lisboa, Fernando Semmer, Igor Guedes e Tatá Mendonça – A Cega na Comédia

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *