Festival de Curitiba é apontado como o mais importante evento da capital do Paraná

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Festival de Curitiba é o evento cultural mais importante da capital paranaense, de acordo com os próprios moradores. É o que mostra a pesquisa “Cultura nas Capitais”, feita pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com participação do Instituto Datafolha e patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale.
O levantamento ouviu mais de 600 curitibanos, nos meses de fevereiro e março de 2024, e analisou as práticas culturais do público ao longo dos 12 meses anteriores. Os resultados foram divulgados durante uma cerimônia na manhã de quinta-feira, 6, na Capela Santa Maria.
Ao ouvirem a pergunta “Na sua opinião, qual é o evento cultural mais importante da cidade onde mora?”, os entrevistados citaram mais de cem festas, espetáculos, comemorações e solenidades. Os acontecimentos ligados às artes cênicas foram os mais lembrados, em 15% das respostas. Nesse grupo, o Festival foi o mais mencionado.
O estudo também apontou que 29% dos curitibanos foram a alguma atividade teatral no ano que antecedeu o questionário, número acima da média das 27 capitais. Ao mesmo tempo, 25% disseram não ter ido ao teatro, mas demonstraram grande interesse em frequentar as plateias. Para os organizadores, essa é uma boa fatia do que eles chamam de “público potencial”.
Entre as razões para ir ao teatro, os curitibanos citaram principalmente passear/se divertir (42%), interesse pelo tema/obra (10%) e aprender/ter conhecimento (8%). Para os que não tem o hábito, os principais empecilhos são falta de interesse (35%), falta de tempo (33%) e questões econômicas (23%).
Entre os curitibanos que foram ao teatro, a maioria afirmou ter feito isso em família, com crianças (40%), em casal (22%) e com amigos (18%). Além disso, 64% acompanharam espetáculos pagos.
O Festival de Curitiba abriu as vendas de ingressos para a sua 33ª edição, também nesta quinta-feira, 6, por meio de loja física no Shopping Mueller e pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br. Ao todo, mais de 350 atrações ocuparão peças, teatros, espaços culturais e praças de Curitiba e Região Metropolitana, de 24 de março até 6 de abril. Fazem parte da programação espetáculos gratuitos, espalhados por vários pontos da cidade. O festival é formado pela Mostra Lucia Camargo, Mostra Fringe, Mostra Surda de Teatro, Risorama, Guritiba, MishMash, Gastronomix e o Interlocuções.
Serviço:
33.º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.