Ainda Estou Aqui tem três indicações ao Oscar: melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz para Fernanda Torres

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Ainda Estou Aqui tem três indicações ao Oscar: melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz para Fernanda Torres. Assim, o Brasil volta a estar presente na cerimônia mais importante do cinema.

O longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi selecionado, nesta quinta-feira (23/1), para competir em duas categorias: Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, na premiação marcada para 2 de março. Esta é a primeira vez que um filme brasileiro recebe uma indicação para o prestigiado prêmio de Melhor Filme.

A atriz Fernanda Torres, que recentemente ganhou o Globo de Ouro, foi reconhecida com uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua performance em “Ainda Estou Aqui”, pondo fim a um hiato de 26 anos sem uma atriz brasileira na disputa – sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada em 1999 na mesma categoria, por “Central do Brasil”, também de Walter Salles, mas perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow.

Além disso, esta marca também representa a primeira indicação para um filme brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional desde 1999, quando “Central do Brasil”, também de Walter Salles, foi indicado, mas perdeu para o italiano “A Vida É Bela”.

O último filme brasileiro a receber uma indicação ao Oscar foi o documentário “Democracia em Vertigem”, dirigido por Petra Costa, que competiu na categoria de Melhor Documentário em 2020 e perdeu para o filme “Indústria Americana”. Antes disso, a animação “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, foi indicada em 2016, mas perdeu o prêmio para “Divertida Mente”, da Pixar.

FILMES BRASILEIROS NA HISTÓRIA DO OSCAR

O Blog do Arcanjo mostra os 16 filmes brasileiros que já estiveram no Oscar, levando em conta tanto produções 100% nacionais quanto coproduções do Brasil com outros países, marcadas com *

1960 – ORFEU NEGRO*
Melhor Filme Internacional

1963 – O PAGADOR DE PROMESSAS
Melhor Filme Internacional

1979 – RAONI*
Melhor Documentário

1986 – O BEIJO DA MULHER ARANHA*
Melhor Filme
Melhor Diretor
Melhor Ator
Melhor Roteiro Adaptado

1996 – O QUATRILHO
Melhor Filme Internacional

1998 – O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?
Melhor Filme Internacional

1999 – CENTRAL DO BRASIL*
Melhor Filme Internacional
Melhor Atriz – Fernanda Montenegro

2001 – UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL
Melhor Curta-Metragem e Live-action

2004 – CIDADE DE DEUS
Melhor Direção
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Edição
Melhor Fotografia

2005 – DIÁRIOS DE MOTOCICLETA*
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Canção Original

2011 – LIXO EXTRAORDINÁRIO*
Melhor Documentário

2015 – O SAL DA TERRA*
Melhor Documentário

2016 – O MENINO E O MUNDO
Melhor Filme de Animação

2018 – ME CHAME PELO SEU NOME*
Melhor Filme
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Ator
Melhor Canção Original

2020 – DEMOCRACIA EM VERTIGEM
Melhor Documentário

2025 – AINDA ESTOU AQUI
Melhor Filme
Melhor Filme Internacional
Melhor Atriz – Fernanda Torres

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *