Vida Útil ri da realidade corporativa no Teatro Ziembienski no Rio de Janeiro

Vida Útil faz temporada na Tijuca, no Rio de Janeiro, no Teatro Ziembienski © Andre Garzuze Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por ÁTILA MORENO
Especial para o Blog do Arcanjo
Do Rio de Janeiro

A comédia Vida Útil estreia no Rio de Janeiro, no Teatro Ziembienski, na Tijuca, em 14 de novembro. A obra promete um retrato cáustico e atualizado do ambiente de trabalho brasileiro. Sucesso de público e crítica, a montagem, vista por mais de mil pessoas, utiliza o humor ácido para descortinar a realidade tóxica e caótica de muitos escritórios.

O enredo se desenrola meia hora antes do fim de uma sexta-feira. Quatro funcionários, ansiosos pelo término da peregrinação semanal, deparam-se com uma tarefa esquecida que os força a estender o expediente. A situação acentua as tensões e expõe os personagens—interpretados por Julia Couto, Lay Ribeiro, Lucas Miranda e Luciano Pontes—a cenários de desvalorização, assédio e abuso de poder. O clímax se estabelece quando os “colaboradores” se dão conta de que estão trancados no edifício, momento em que o inesperado se torna possível.

Com texto inédito de Rafael Martins e direção de Marcelo Morato, a peça lança luz sobre a noção de “vida útil” atrelada à lógica de produtividade que, segundo Morato, ignora vontades e sonhos. “É com urgência que temos que debater mais esses temas”, pontua o ator Luciano Pontes, idealizador do projeto, que buscou na obra uma reflexão sobre a transição de carreira após uma longa senda profissional insatisfatória.

A montagem serve como lente de aumento para as relações laborais, alinhando-se a dados da OMS e OIT que indicam a perda de 12 bilhões de dias de trabalho anuais globalmente devido à saúde mental precária, ressaltando a relevância cabal do debate proposto pela peça.

A temporada segue até 23 de novembro, com sessões sextas e sábados, 20h, e domingos, 19h.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *