Em nova fase, Metrópolis tem Gianecchini, Casadevall e SPFW

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Em nova fase, entre os dias 13 e 17 de outubro, o Metrópolis, da TV Cultura, traz uma programação repleta de cultura, música, cinema, teatro e artes visuais. A atração leva ao ar conteúdos inéditos, entrevistas exclusivas e agenda cultural, sempre explorando o que há de mais relevante no cenário artístico nacional e internacional. Apresentada por Adriana Couto, o programa é exibido às segundas, a partir das 23h30, e de terça a sexta-feira, às 23h.
Na segunda-feira (13/10), Adriana Couto entrevista Renata Almeida, que fala sobre os destaques da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O programa traz uma matéria sobre os 60 anos de carreira de Maria Bethânia, repercutindo o emocionante show da cantora em São Paulo, com depoimentos dos músicos e do público. Há ainda reportagens sobre os 130 anos do Museu do Ipiranga, o mais antigo entre os museus públicos de São Paulo, que celebra o marco com novos projetos e atividades, com entrevista do diretor Paulo Garcez Marins; e da orquestra New World: Intimate Music from Final Fantasy, que se apresenta pela primeira vez no Brasil, na Brasil Game Show 2025.
Na terça (14), o Trio Mocotó é recebido pela apresentadora Adriana Couto. O grupo revisita o clássico álbum Força Bruta, gravado com Jorge Ben Jor em 1970. O programa destaca o estilista Ronaldo Fraga e os 30 anos de SPFW, numa entrevista com o idealizador do importante evento de moda, Paulo Borges. Nesta edição, os desfiles ganham a cidade com locações icônicas como o Museu da Língua Portuguesa. O Metrópolis também conversa com Agnes Brichta, Gustavo Falcão e o diretor João Falcão sobre o espetáculo A Máquina, que retorna 25 anos depois com nova montagem e elenco rotativo.
Na quarta (15), os atores Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall estarão no estúdio do Metrópolis para uma conversa com Adriana Couto sobre a peça Um Dia Muito Especial, baseada no filme de Ettore Scola. O programa ainda traz reportagens com a cantora e atriz Nabiyah Be, que fala sobre seu disco de estreia, O Que o Sol Quer, e seu legado, raízes e turnê; o longa O Último Episódio: inspirado na infância do diretor Maurilio Martins e a cultura pop dos anos 90; e com o artista baiano Giovani Cidreira, que lança seu quinto álbum em um projeto duplo que comemora 10 anos de carreira.
Na quinta (16), Adriana recebe o cantor Zé Geraldo, que celebra seus 80 anos em uma turnê especial e conversa sobre sua trajetória. O Metrópolis também mostra a abertura da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e destaca as expectativas para a edição 2025, além de trazer entrevistas com cineastas e o público. Em seu quadro especial, Cunha Jr. fala sobre as estreias do cinema, com comentários e dicas imperdíveis. Para finalizar a edição, o programa destaca a nova animação brasileira Eu e Meu Avô Nihonjin, que aborda identidade e imigração, e conversa com a diretora Célia Catunda e o produtor Kiko Mistrorigo.
Na sexta (17), Adriana Couto conta com as presenças dos atores Gabriel Braga Nunes e Maria Ribeiro, que falam sobre a peça O Filho, que trata de saúde mental na adolescência e os desafios da convivência familiar. O programa ainda traz uma reportagem sobre Dom Salvador e Amaro Freitas, dois grandes nomes do piano brasileiro que se encontram no palco do Sesc Jazz 2025 para um diálogo musical entre gerações. O Metrópolis também apresenta uma matéria com Greg Graffin, vocalista do Bad Religion, que comenta sobre seu novo livro Paradoxo Punk e sua relação entre música, ciência e filosofia.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


