Festival do Rio começa com 300 filmes na programação com astros e estrelas do cinema mundial até 12/10

Abertura do Festival do Rio será no tradicional Cine Odeon © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Rio de Janeiro*

O Rio é terra não só de sol e mar como também de sétima arte! A partir desta quinta, 2 de outubro, o Rio de Janeiro vira a capital mundial do cinema. O Festival do Rio 2025 dá a largada em sua temporada de 11 dias, que se estende até 12 de outubro, trazendo uma seleção que agrada a todos: são cerca de 300 filmes, entre ficção, documentários, terror, curtas e títulos aclamados nos maiores festivais internacionais.

Este ano, o cinema brasileiro brilha na Première Brasil com um número recorde: são 125 títulos, incluindo longas, curtas, pilotos de séries e filmes restaurados. Um volume que sublinha a força da nossa produção, que vem fazendo bonito no Oscar e em festivais mundo afora.

Para valorizar ainda mais essa expressão, o festival criou o prêmio de Melhor Figurino na competição oficial e trouxe de volta o voto do público para as categorias de Melhor Filme e Melhor Documentário na competição, além de Melhor Filme na mostra Novos Rumos.

Juliette Binoche participa do Festival do Rio © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Astros e estrelas

A temporada não seria completa sem estrelas internacionais. A atriz francesa Juliette Binoche vem ao Brasil para mostrar seu filme de estreia na direção, In-I in Motion, em uma iniciativa da Temporada França-Brasil. A cineasta portuguesa Teresa Villaverde marca presença com a estreia mundial de seu novo filme, Justa, com a brasileira Betty Faria no elenco. O cinema latino também está forte, com Dolores Fonzi (Argentina) e o diretor Diego Cèspedes (Chile) apresentando filmes que representam seus países na corrida pelo Oscar.

Embora a Gala de Abertura oficial ocorra nesta quinta à noite, no tradicional Cine Odeon, as sessões de cinema já estão rolando pela cidade. O filme que abre esta 27ª edição é “Depois da Caçada” (After The Hunt), do aclamado diretor Luca Guadagnino, que chega ao Rio após ser exibido nos festivais de Veneza e Nova York.

Além das telas, o festival mantém o foco em temas urgentes. O selo “Especial COP30: Futuros Possíveis” traz uma seleção de filmes e debates sobre justiça climática e desenvolvimento sustentável, em parceria com a Ford Foundation. Essa abordagem garante que o Festival do Rio seja mais que um evento de cinema, firmando-se como um fórum importante para pensar o futuro.

Os filmes serão exibidos em 22 salas, além de contar com programação gratuita em locais como o Museu do Amanhã e o Parque Susana Naspolini, em Realengo, levando o cinema para a Zona Oeste. Os ingressos individuais já estão à venda.

A programação está realmente recheada. Para quem mora ou está de passagem pelo Rio, os próximos dias pedem uma ida obrigatória ao cinema!

Compre seu ingresso e conheça a programação completa do Festival do Rio!

*Miguel Arcanjo Prado é jornalista e crítico oficialmente credenciado no Festival do Rio.
Acompanhe a cobertura do Blog do Arcanjo no Festival do Rio!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *