Tom na Fazenda e O Que Tem na Cozinha dão destaque ao Brasil no Festival Fringe de Edimburgo na Escócia

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
REPORTAGEM ESPECIAL
O Brasil é destaque na maior feira de artes cênicas do mundo, o Festival Fringe de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido. O evento acontece neste mês de agosto e duas peças brasileiras já estão em evidência internacional: o denso drama Tom na Fazenda, protagonizado por Armando Babaioff, e a intimista experiência cênica-gastronômica O Que Tem na Cozinha, com Eduardo Estrela. As duas peças, que já eram sucesso de público e de crítica no Brasil, agora estão sendo elogiadas também pelo público e pela crítica especializada britânica.
O Brasil ainda tem outros representantes em Edimburgo: Fraude Honesta, da Cia Fundo Falso; Os Mequetrefe, do Parlapatões; Queijo com Goiabada ou Romeu e Julieta, da Cênica; Um Outro Olhar, do Teatro Cego; além de Voyeur / Samba e Amor, da Cia de Dança de São José dos Campos; The Daily Ceilidh, de MacPhail Ceilidh Band, Brazilian Piper, RSCDS Dancers e Batucada Brasil; Monga, de Jéssica Teixeira; Espírito da Favela, da Mirage Spiegeltent by Big Kid Entertainment.

Tom na Fazenda ganha destaque no The Guardian em temporada consagradora do Festival Fringe de Edimburgo
Tom na Fazenda — em inglês, Tom at the Farm — faz 23 sessões na capital escocesa entre 30 de julho e 24 de agosto, sempre às 15h30, no Lennox Theatre – Pleasance at EICC (150 Morrison St, Edinburgh International Conference Centre), integrando a programação do Festival Fringe de Edimburgo — que, inclusive, inspirou o Fringe do Festival de Curitiba.
A obra brasileira já é sucesso absoluto no Reino Unido e ganhou crítica de quatro estrelas do prestigiado jornal inglês The Guardian, assinada pelo jornalista britânico Mark Fischer, que chamou a montagem brasileira de “impressionante” e “hipnotizante”.

A peça do canadense Michel Marc Bouchard, que viajou até Edimburgo para acompanhar a participação brasileira, é dirigida por Rodrigo Portella, sob produção de Silvio Batistela e conta no elenco com Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Iano Salomão e Camila Nhary, todos profundamente emocionados com o sucesso escocês.
Estamos em Edimburgo celebrando os reencontros e o teatro brasileiro na maior feira de artes cênicas do planeta.
Armando Babaioff
ator

“Tom na Fazenda é uma peça construída pela beleza dos bons encontros. Quando estreamos em 2017, na pequena sala do Teatro Oi Futuro, para 63 pessoas, não fazíamos ideia de onde tudo isso poderia parar. E aqui estamos em Edimburgo, oito anos depois, celebrando os reencontros e o teatro brasileiro na maior feira de artes cênicas do planeta”, comemora Armando Babaioff, reforçando que a viagem só foi possível graças aos apoios do Governo Federal via Ministério da Cultura, Petrobras, Pleasance, Consulado do Brasil em Edimburgo e Instituto Guimarães Rosa.

Eduardo Estrela celebra 30 anos de carreira em Edimburgo com sucesso de O Que Tem na Cozinha
A outra peça brasileira de sucesso no Festival Fringe de Edimburgo é a intimista O Que Tem na Cozinha — em inglês, What’s in the Kitchen —, com Eduardo Estrela, no Assembly Rooms Bijou (54 George Street), onde faz sessões sempre às 14h10, até 23 de agosto. A obra da La Troupe tem direção e produção de Dani Angelotti, que a escreveu com Dirceu Alves Jr..
O Festival Fringe de Edimburgo divulgou o espetáculo brasileiro como “uma homenagem à culinária brasileira, que reúne culturas de vários cantos do mundo, por meio de uma jornada dramatúrgica e gustativa dividida em cinco atos, cada um centrado em um dos sentidos: olfato, audição, visão, paladar e tato. O espetáculo apresenta histórias e memórias de chefs profissionais e amadores, que compartilham sua paixão pela gastronomia. Nesse ambiente imersivo, o público não apenas vivencia as histórias, mas também degusta uma seleção de pratos e bebidas elaborados com ingredientes locais, enriquecidos com toques da culinária brasileira”.
Como artista, como ser humano, estar em Edimburgo é uma das coisas mais fortes que eu vivi na minha carreira. Está sendo tudo muito muito especial.
Eduardo Estrela
ator

Eduardo Estrela comemora o destaque na Escócia em um momento tão especial de sua trajetória, justamente quando faz 30 anos de carreira. “É muita sensação misturada. Primeiro, o que me marcou mais é que eu estou completando 30 anos de carreira aqui em Edimburgo. E isso é muito forte. Eu nunca imaginei estar aqui e fazer isso. O desafio é lindo. Tem uma coisa de ficar mudando o idioma, o que é muito bom. Mas o que é mais especial é ver que a gente fala uma coisa que toca em qualquer lugar do mundo. Acabei de sair de uma sessão linda com um monte de chineses e uma brasileira que mora aqui há 30 anos. Uma chinesa começou a falar da família dela e começou a chorar. Foi uma das coisas mais lindas. Teatro e comida juntando o mundo. Como artista, como ser humano, é uma das coisas mais fortes que eu vivi na minha carreira. Está sendo tudo muito muito especial”, celebra o ator.

A diretora, dramaturga e produtora Dani Angelotti está satisfeita com o sucesso de O Que Tem na Cozinha em terras escocesas. “Está sendo muito especial essa participação nossa aqui no Festival de Edinburgo, porque é uma peça que a gente sabe que toca o público. Ela tem uma característica diferente, que mistura dramaturgia, histórias e experiência gastronômica”, lembra.
“A gente está percebendo como é um tema universal a temática da cozinha, da afetividade, do comer para se relacionar, do se encontrar para as relações afetivas em volta da mesa. Temos tido pessoas do mundo inteiro que se emocionam. E é muito interessante ver como o público do Festival de Edimburgo gosta e procura coisas que são da cultura brasileira. É uma bandeira mesmo, eles vêm querendo conhecer comida brasileira, bebida brasileira. É muito tocante a gente ver como o Brasil tem esse acolhimento no mundo”, pontua.
Para Dani Angelotti, é crucial poder levar a arte brasileira além de nossas fronteiras. “Essa experiência de estar aqui, podendo pensar e comercializar a peça nesse festival, um festival que é uma feira de negócios, podendo nos vender, podendo nos reinventar, é uma oportunidade única. E temos o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da Amigos da Arte. Então, não é uma tarefa que não fazemos sozinhos, é muito todo mundo junto, está sendo muito bonita essa experiência”, conclui.
É muito tocante a gente ver aqui em Edimburgo como o Brasil tem esse acolhimento no mundo.
Dani Angelotti
produtora, diretora e dramaturga

Governo de São Paulo leva 10 produtoras de teatro ao Festival Fringe de Edimburgo
Como já virou tradição — o Blog do Arcanjo acompanhou a viagem em 2022 —, o Governo de São Paulo leva uma comitiva com 10 empresas de artes selecionadas por edital para o Festival Fringe de Edimburgo, que acontece entre 1º e 25 de agosto, em Edimburgo, na Escócia. A missão empresarial é do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Ao levarmos empresas da economia criativa para um evento do porte do Fringe, não estamos apenas abrindo portas para novos mercados, mas reafirmando o lugar de São Paulo como protagonista global nesse setor. O CreativeSP cumpre um papel estruturante, conectando nossos talentos às oportunidades certas, onde quer que estejam”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.
O objetivo do CreativeSP é gerar novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural. As empresas que viajam são: Culturas em Movimento (Dinah Feldman), Maria Lívia Nobre Goes, Liria Cultural (Lydia Helena Arruda Francisco), Relacionarte Ações em Cultura Ltda. (Sandra Regina Rodrigues dos Santos), WeDo! Entretenimento (Carol Guimarães), Cia Jovem Rio Preto (Thais Benites), Blauengel Produções Ltda (Ivo Müller), Associação SÙ de Cultura e Educação (Daniele Correia do Nascimento), Teatro Volátil Produções (Bruna Fernanda de Lima Longo) e Cotiara Produtora (Ana Elisa Rodrigues de Carvalho Mello).

CreativeSP internacionaliza cultura do Estado de São Paulo
O programa CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
A missão para o Festival Fringe de Edimburgo abre o calendário do segundo semestre do CreativeSP. Depois, ele ainda levará empresas para: Gamescom (Alemanha), Tokyo Game Show (Japão), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Finlândia) e Ventana Sur (Argentina). No primeiro semestre, ele realizou missões para: Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), South by Southwest (Estados Unidos), Games Developers Conference (Estados Unidos) e os festivais de cinema e publicidade de Cannes (França).
Já em 2024, foram nove missões, que levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre: inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo. A projeção de negócios gerados pelo programa chegou a R$ 725 milhões, além de 6,4 mil empregos.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.