CineOP faz 20ª edição de 25 a 30 de junho em Ouro Preto com foco na preservação do audiovisual brasileiro

Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da CineOP e do Cinema Sem Fronteiras © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A histórica cidade de Ouro Preto, Patrimônio da Humanidade, em Minas Gerais, será novamente palco da CineOP, que em 2025 alcança sua 20ª edição, entre 25 e 30 de junho. Consolidada como um evento importante do calendário audiovisual, sobretudo no tocante à memória, preservação e educação, a mostra tem programação gratuita e intensa.

Idealizada pela Universo Produção, sob liderança de Raquel Hallak, a CineOP trará o tema “Preservação: A alma do cinema brasileiro”, promovendo debates cruciais sobre a memória em tempos de transformações digitais e desafios ambientais. Mais de 400 convidados, incluindo cineastas e pesquisadores, são esperados para seis dias de exibições, oficinas e encontros.

CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Para marcar a celebração, Ouro Preto ganhará três novos espaços de exibição: o Cine-Praça, o Cine-Teatro e o inédito Cine-Museu, em um anexo do Museu da Inconfiência, no coração ouro-pretano.

A programação diversificada incluirá pré-estreias, homenagens, o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais e o Fórum Rede Kino. A CINEOP pulsa como um espaço de reflexão sobre o cinema como arte, indústria, memória, educação e transformação social.

Saiba mais em cineop.com.br

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *