★★★ Crítica: A Vida Começa aos 60 aposta na liberdade do amor na maturidade em texto de Aguinaldo Silva

A Vida Começa aos 60 é a peça de Aguinaldo Silva na Casa de Artes SP com Júlio Rocha e Luiza Tomé dirigidos por Maciel Silva © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★
A VIDA COMEÇA AOS 60
Avaliação: Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sábado 20h e domingo 18h. Até 11/5/2025
Casa de Artes SP (R. Major Sertório, 476)
Compre seu ingresso!

No palco intimista da Casa das Artes, na Vila Buarque, em São Paulo, o grande autor Aguinaldo Silva retoma sua relação com o teatro em “A Vida Começa aos 60”. Originalmente escrita como um Caso Especial para a TV Globo, o roteiro foi transformado em dramaturgia por Virgílio Silva. A encenação da comédia dramática com pitadas de melodrama é conduzida pela direção de Maciel Silva. A peça apresenta a vitalidade incandescente que reside naqueles que chegam à terceira idade cheios de vontade de viver e de amar. Luiza Tomé e Julio Rocha dão vida a um casal improvável num primeiro olhar: ela, uma viúva esquecida pelo filho ingrato e a nora ambiciosa, e ele um faz-tudo que vê naquela cliente uma oportunidade de vida nova. Ambos incendeiam a cena ao desmistificar a pecha que insiste em embaçar os desejos e afetos da maturidade. Tomé, com a brejeirice e a verve que lhe são peculiares, encarna Lourdes, a mulher que ousa questionar os grilhões etários, redescobrindo o fulgor da paixão nos olhos de Amaro, um Julio Rocha que esbanja charme viril aliado a uma certa vulnerabilidade. A trama tece uma tapeçaria de sentimentos e de revelações. Apesar da temática, como é de seu feitio, Aguinaldo Silva não embarca no politicamente correto, muito pelo contrário: seu irônico texto cruza alguns limites que muitos querem impor. A encenação, despojada de excessos, foca na construção das cenas com entradas e saídas, dando espaço ao time de atores coadjuvantes formado por Xico GarciaNatállia MarcondesTomás Vasconcelos e Glaura Lacerda, além de Wellington Firmino. “A Vida Começa aos 60” nos propõe um novo olhar sobre a longevidade e a capacidade humana de reinventar-se, amar e viver plenamente, sem a sombra castradora do preconceito. Afinal, enquanto há vida, é possível ser feliz.

★★★
A VIDA COMEÇA AOS 60
Avaliação: Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sábado 20h e domingo 18h. Até 11/5/2025
Casa de Artes SP (R. Major Sertório, 476)
Compre seu ingresso!

Blog do Arcanjo mostra bastidores de A Vida Começa aos 60

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *