Odete Roitman chega a Vale Tudo na pele de Debora Bloch

Odete Roitman entra para Vale Tudo na pele de Debora Bloch © Estevam Avellar Globo Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Pode avisar que Odete Roitman está chegando. A vilã interpretada por Debora Bloch faz sua primeira aparição em ‘Vale Tudo’ no fim do capítulo deste sábado, 26, dia em que a TV Globo completa 60 anos. Sem avisar, a dona do Grupo Almeida Roitman manda suas malas para a casa de Celina (Malu Galli), mas avisa à irmã, por telefone, que não vai ficar hospedada lá. Do seu luxuoso apartamento em Paris, a empresária diz que vai viajar acompanhada e que ficará num hotel, de preferência, que não tenha turistas brasileiros circulando pelos corredores. ‘Quanto menos eu ouvir falar português, melhor”, declara.

“Odete é um retrato de uma classe que despreza o Brasil e, ao mesmo tempo, se beneficia dele, suga suas riquezas. Ela é muito interessante e, infelizmente, muito atual. Representa um pensamento conservador, preconceituoso, retrógrado ainda presente no mundo. É uma mulher que não sabe reconhecer, não entende o valor do nosso país. Estou fazendo uma Odete que represente essa personagem no Brasil de hoje”, comenta Debora Bloch.

A expectativa da chegada de Odete gera uma tensão na família e mexe profundamente com todos, especialmente, com Heleninha (Paolla Oliveira). Em cenas previstas para irem ao ar na segunda, 28, a artista plástica fica muito ansiosa, temendo as críticas que a mãe pode fazer a ela. Sem ninguém saber, compra uma garrafa de uísque, mas luta contra a vontade de beber e acaba jogando um copo cheio contra a parede, assustando sua tia Celina e Eugênio (Luis Salem), que correm para acudi-la. Mas eles não contavam que ela tinha mais uma garrafa de uísque escondida. 

Quando Odete finalmente chega, Heleninha surge embriagada, deixando todos em choque, e confronta sua mãe, defendendo as escolhas de Celina, que são criticadas pela irmã. Em certo momento, Heleninha tropeça ao descer a escada da mansão e cai. Mas segue na discussão com Odete, acusando-a de não gostar dela e de ser responsável por seus problemas. A situação se intensifica até que Heleninha é levada para o quarto contra sua vontade, onde continua a expressar seu ressentimento em relação à mãe, que, por sua vez, acusa Celina de ter mentido sobre o estado da filha.

‘Vale Tudo’ é uma novela escrita por Manuela Dias, com colaboração de Aline Maia, Luciana Pessanha, Sérgio Marques, Claudia Gomes, Márcio Haiduck e Pedro Barros, baseada na obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. A pesquisa é de Luciane Reis. A novela tem direção artística de Paulo Silvestrini, direção geral de Cristiano Marques e direção de Augusto Lana, Fábio Rodrigo, Isabella Teixeira, Matheus Senra e Thomaz Cividanes. A produção é de Luciana Monteiro, a produção executiva é de Lucas Zardo e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *