O Mágico de Ó faz últimas sessões no Teatro Itália

O Mágico Di Ó faz sessões no Teatro Itália © Lucas Cyrillo Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Sucesso desde 2019, o espetáculo “O Mágico Di Ó – O Clássico em Forma de Cordel” faz últimas apresentações no Teatro Itália, em São Paulo, até 27 de abril, oferecendo uma releitura brasileira de “O Mágico de Oz”. Sob direção de Ivan Parente e Daniela Stirbulov, a peça une elementos do sertão nordestino, música brasileira e literatura de cordel.

Com texto e letras de Vitor Rocha e músicas de Marco França, o espetáculo acompanha Doroteia, uma jovem nordestina que embarca em um pau-de-arara rumo a São Paulo com seus tios, fugindo da seca e das adversidades de sua terra natal. No trajeto, encontram Osvaldo, um cordelista que, através de seus versos, conduz Doroteia a uma jornada mágica repleta de personagens cativantes: Mamulengo, Cabra-de-Lata e Leão, figuras que refletem a resiliência e os dilemas de um povo em movimento.

Quem conta essa história, que abraça ritmos brasileiros como frevo, xote e lamento, além de explorar a riqueza da literatura de cordel e da xilogravura, são os atores Luiza Porto (Doroteia), Davi Sá (Osvaldo), Mateus Ribeiro (Mamulengo), Dom Capelari (Cabra-de-Lata), Thiago Sak (Leão), Diego Rodda (Tio/Bruxa Má), Renata Versolato (Tia/Bruxa Boa) e Daniel Warschauer (motorista/músico), que também integram a banda do espetáculo, tornando cada apresentação uma celebração ao vivo. A experiência ganha ainda mais vida com a direção de arte de Juliana Porto e Silvia Ferraz, responsáveis pelo cenário e figurino, o desenho de luz de Fran Barros e o desenho de som de Paulo Altafim.

A trilha sonora, composta por frevo, xote e lamentos, além da poesia da literatura de cordel e xilogravura, dá vida às cenas ao vivo, com o elenco atuando e tocando instrumentos. Luiza Porto, que interpreta Doroteia, destaca a evolução do personagem e a importância de manter viva essa história que fala de pertencimento, esperança e resistência.

A adaptação de Vitor Rocha, que também é idealizador do projeto, traz uma visão de migração e identidade, conectando a narrativa às experiências de brasileiros que deixam suas terras em busca de um sonho. Além do teatro, o projeto inclui trilha sonora digital, livro didático e um filme em produção, ampliando o alcance dessa celebração cultural nordestina.

O Mágico Di Ó

Local: Teatro Itália
Av. Ipiranga, 344 – Subsolo Ed. Itália
Temporada: 5 a 27 de abril de 2025
Sessões: Sábados e Domingos às 15h
Valor: entre R$ 60,00 e R$ 120,00
Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/104085/d/307717/s/2097649

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *