FIGA quer movimentar teatro nordestino no segundo semestre em Salvador; inscrições estão abertas

Festival FIGA foca no teatro nordestino no segundo semestre em Salvador; na foto, Tiago Romero em AMÒ © Caio Lirio Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Bahia acaba de ganhar um novo festival de artes cênicas: o FIGA – Festival Internacional Gestos de América, que promete um novo capítulo para o teatro do Nordeste no segundo semestre de 2025, entre 1 e 14 de setembro. Mas é um evento que já nasce com experiência prévia, já que o FIGA é o novo nome do antigo Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia, o FilteBahia, com 15 anos de história de profundo diálogo entre os palcos da América Latina.

O FIGA tem foco no teatro do Nordeste e é uma iniciativa do Oco Teatro Laboratório, em colaboração com Carranca Produções Artísticas, Aude Produções e Cardim Projetos e Soluções Integradas. Com a direção artística de Luis Alonso-Aude [foto] e produção geral de Rafael Magalhães, o festival se propõe a ser um espaço de intercâmbio cultural e comercial, promovendo a visibilidade e a valorização das produções teatrais nordestinas e soteropolitanas.

Mercado Internacional de Artes Cênicas

Um dos grandes destaques do FIGA é a introdução de dois Mercados Internacionais de Artes Cênicas, o MITNordeste, patrocinado pela Caixa Econômica Federal por meio da Caixa Cultural Salvador, e o MITSalvador, apoiado pela Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos. Ambos têm como objetivo fortalecer a produção teatral do Nordeste brasileiro. Essa é a primeira vez que um evento dessa magnitude abre espaço para que produções da região possam apresentar e negociar suas obras diretamente com programadores e curadores nacionais e internacionais.

Salvador da Bahia é a casa do FIGA – Festival Internacional Gestos de América © Divulgação Bahiatursa Blog do Arcanjo 2025

Seleção de produções

Para sua edição inaugural, o FIGA selecionará 9 produções nordestinas e 7 produções de Salvador, além de oferecer oportunidades para 40 grupos durante showcases e Rodadas de Negócio. Essas rodadas contarão com a presença de pelo menos 30 programadores e curadores internacionais, criando um ambiente fértil para o intercâmbio cultural e a comercialização de obras.

A curadoria do festival é composta por profissionais do setor, como Ciane Fernandes, Tiago Romero, João Paulo Lima e Patrick Campbell, que têm experiência significativa nas artes cênicas brasileiras e que trarão suas visões e expertises para selecionar as produções mais representativas e inovadoras.

Além disso, os selecionados participarão de um curso de internacionalização das artes cênicas, ministrado pelo artista e produtor cultural Fernando Zugno, ampliando suas habilidades e conhecimentos sobre o mercado global.

O nome FIGA, além de sua forte simbologia baiana de proteção contra maus agouros, reflete a essência dos gestos culturais que permeiam todo o continente americano. Em um contexto em que a cultura é muitas vezes dominada por narrativas hegemônicas, o festival se propõe a valorizar as vozes autênticas e os discursos legítimos que emergem das diversas realidades latino-americanas, promovendo um exercício decolonial que celebra a identidade cultural do continente.

As inscrições para participar do FIGA estão abertas de 8 a 20 de abril, oferecendo uma oportunidade única para artistas e grupos teatrais que desejam ser parte desta nova era de celebração cultural. Com a promessa de enriquecer o cenário das artes cênicas na Bahia e no Brasil, o FIGA se apresenta como um evento que não apenas reúne talentos, mas que também reafirma a importância da diversidade e da resistência cultural em um mundo globalizado.

Inscrições

As inscrições para o FIGA – Festival Internacional Gestos de América estão abertas de 8 a 20 de abril de 2025. Interessados podem se inscrever para apresentações teatrais, showcases e Rodadas de Negócio.Mais informações: www.gestosdeamerica.com

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *