Festival de Curitiba tem palhaço que anuncia o fim do mundo em Laborioso Contato

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
Por TIAGO LIRA
Especial para o Blog do Arcanjo
No espetáculo Laborioso Contato, destaque do Fringe no 33º Festival de Curitiba, um extraterrestre pousa na Terra para julgar a humanidade e decretar seu fim com base em suas avaliações sobre nossas ações. A Terra, enfrenta os quatro cavaleiros do apocalipse: a fome, a guerra, a poluição e a morte. O palhaço assume o papel central nessa batalha, trazendo uma mistura de humor e crítica social.
A narrativa se desenvolve de forma lúdica e interativa. Enquanto o palhaço conduz a história, as crianças se agitam e querem subir ao palco para brincar com um cavalo de madeira e pano, enquanto seus pais permanecem sentados, absorvendo as mensagens provocativas do espetáculo. A peça é atravessada por músicas que abordam diferentes formas de destruição: social, familiar e estrutural.
A interação com a plateia é um dos pontos altos do espetáculo. O palhaço apresenta cada um dos quatro cavaleiros, escolhe pessoas da audiência para participar e estimula uma torcida para cada um deles. A plateia responde com palmas sincronizadas, como se já soubesse o momento exato de aplaudir.
O vidente surge trazendo uma nova perspectiva sobre o destino da humanidade. Em um momento simbólico e impactante, o palhaço faz uma bomba girar entre os espectadores, questionando os sinais de guerra e a realidade das pessoas em situação de rua. A crítica social permeia toda a narrativa, relembrando casos de violência e negligência.
Ao final, a mensagem é clara: “Esse mundo tem chance, basta buscarem conhecimento”, diz um dos personagens. Entre risos e olhares sérios, a plateia percebe que, por trás da pintura e dos trejeitos do palhaço, há uma história sobre o fim do mundo. Mas, afinal, estamos preparados para esse desfecho?
Laborioso Contato
Ficha Técnica: Direção, Dramaturgia e Construção: Chico Henrique; Produção e Técnica: Janaíle Soares; Direção Musical, Composições, Instrumentos, Gravação de Música: Lucas Ribeiro; Violão e Composições: Laelton Ribeiro.
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba e no Instagram!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.