Espetáculo Bom dia, Eternidade estreia no Festival de Curitiba com clássicos da música popular brasileira

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
Gosta de música popular brasileira? Então não perca a peça Bom dia, Eternidade, que é a mais recente novidade do Festival de Curitiba. O espetáculo será apresentado na Mostra Lucia Camargo – nos dias 30 de março, às 19h, e 31 de março, às 20h30, no Teatro da Reitoria – e conta a história de quatro irmãos que retomam a posse do terreno da casa de onde foram despejados na juventude. O Blog do Arcanjo traz mais detalhes da peça a seguir.
O reencontro, carregado de traumas e sonhos do passado, provoca uma reflexão sobre o envelhecimento da população negra no Brasil.
A peça é uma verdadeira celebração da música brasileira, com canções de artistas negros renomados, como Djavan, Tim Maia e Jorge Aragão, interpretadas ao vivo por um quarteto de músicos e atores de vasta experiência. O elenco conta com Luiz Alfredo Xavier, compositor e instrumentista que já trabalhou com grandes nomes da música, Cacau Batera, baterista e crooner com longa carreira no samba e no jazz, Maria Inês, cantora que retomou a música após décadas afastada, e Roberto Mendes Barbosa, maestro e compositor requisitado em São Paulo.
Dirigida por Luiz Fernando Marques (Lubi) e com dramaturgia de Jhonny Salaberg, Bom dia, Eternidade é o fechamento da Trilogia da Morte, uma pesquisa do grupo O Bonde sobre a necropolítica e a relação dos corpos negros com a morte, tanto física quanto simbólica. O espetáculo traz à tona questões importantes sobre a velhice negra e o direito de envelhecer, abordando temas sociais com sensibilidade e força.
“Ainda que seja uma peça solar e musical, Bom Dia, Eternidade fala sobre a velhice negra e o direito de envelhecer, apontando para outras questões sociais fundamentais”, destaca o dramaturgo Jhonny Salaberg.
A Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba é apresentada por Petrobras, Sanepar, CAIXA e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio de CNH Capital – New Holland, EBANX, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado Paraná e Copel – Pura Energia, além do patrocínio especial da Universidade Positivo.
Festival de Curitiba
A 33ª edição do Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, reunindo cerca de 350 atrações em mais de 70 espaços de Curitiba e Região Metropolitana. A programação inclui espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, estreias nacionais e uma ampla diversidade de manifestações artísticas, como dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.