Ney Matogrosso ganha exposição no MIS em São Paulo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
Um dos maiores intérpretes da música brasileira, Ney Matogrosso completa 50 anos de carreira em 2025 e ganha homenagem no Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A exposição “Ney Matogrosso”, que abre ao público no dia 21 de fevereiro, já começou a venda de ingressos. O Blog do Arcanjo te conta detalhes dessa mostra.
O público verá um um panorama completo da carreira do artista, desde sua estreia como vocalista do grupo Secos & Molhados até seu mais recente álbum Nu com Minha Música.
Dividida em seis áreas, a exposição reúne centenas de itens que refletem a diversidade e a ousadia de sua carreira, como figurinos icônicos, adereços de shows e videoclipes, capas de álbuns, pôsteres e CDs. Também estão presentes fotografias emblemáticas de diversas fases de sua carreira, assinadas por renomados fotógrafos como Madalena Schwartz e Daryan Dornelles.
A curadoria é de André Sturm, diretor-geral do MIS, com projeto expográfico dos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá, e textos de Julio Maria, autor da biografia Ney Matogrosso (2021). A exposição conta com a parceria do SENAC, que detém a coleção completa de indumentária do artista, a qual será exibida pela primeira vez em sua totalidade.
Este evento é uma homenagem à imensa contribuição de Ney Matogrosso à música brasileira, e também marca um importante marco na história do MIS, onde o cantor já foi destaque em uma celebração pelos 45 anos da instituição.
Serviço | Exposição “Ney Matogrosso”
Data: a partir de 21 de fevereiro de 2025
Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia); terças-feiras gratuitas; terceira quarta-feira do mês: ingresso gratuito, retira apenas na bilheteria física do MIS no momento da visita (parceria B3).
Vendas: a partir do dia 05 de fevereiro pela plataforma Megapass.
Classificação indicativa: livre.
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.