Curso gratuito de roteiro para audiovisual foca em narrativas trans

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Lagartixa Preta Produções, em parceria com o Edital Spcine-09/2023/LPG, anuncia a Oficina de Roteiro Audiovisual intitulada “Narrativas Trans no Audiovisual – Novas Representações e Representatividade”. Com início previsto entre abril e junho de 2025, as aulas serão realizadas no Museu Lasar Segall, em São Paulo, e são voltadas exclusivamente para pessoas trans e travestis.
Com 14 dias de aprendizado intensivo, divididos em 21 aulas, a oficina tem como objetivo proporcionar um espaço seguro onde os participantes poderão desenvolver suas próprias histórias, promovendo a representatividade e a autenticidade das narrativas trans no cinema e na TV. Daniel Veiga, criador da oficina e da Lagartixa Preta Produções, destaca a importância do projeto: “É um movimento de apropriação da autoria das nossas vivências, livre de estereótipos e estigmas”. Wallie Ruy e Júlia Katharine, artistas trans premiadas no audiovisual, também estão no time do curso.
As inscrições, que foram prorrogadas até 14 de fevereiro de 2025, contemplam 16 vagas, com 50% reservadas para pessoas trans pretas, pardas e indígenas, independentemente da experiência prévia como roteirista. Além disso, a oficina oferece vale-transporte e alimentação aos participantes. Olha a oportunidade!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.