Cavalos Pretos São Imensos narra vida de mulheres presas e circula por teatros de SP

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Procurando uma peça para assistir? Terá início em setembro a circulação de Cavalos Pretos São Imensos, espetáculo teatral da dramaturga Bárbara Ismenia e direção de Thais Dias. Trata-se de um poderoso retrato da realidade do encarceramento feminino no Brasil, no qual as mulheres negras são maioria. A obra mergulha nas profundezas da experiência das mulheres presas, utilizando a metáfora do “cavalo preto imenso” para explorar a força e a resistência dessas mulheres frente a um sistema opressor e desumano.
As primeiras apresentações serão no Espaço Clariô, em Taboão da Serra, nos dias 6 e 7 de setembro, às 20 horas e no dia 8 de setembro, às 19 horas. Em seguida, a peça chega em Franco da Rocha, São Paulo, Ribeirão Preto e Hortolândia, cidades escolhidas devido à presença de órgãos de detenção, penitenciárias e correlacionados, a fim de fomentar o debate e reflexão em tais municípios.
O espetáculo, que teve sua estreia em 2022, ganhou o Edital de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos (2020) do CCSP – Centro Cultural São Paulo e em 2024, a autora foi selecionada na “Chamada para Dramaturga/os em Língua Portuguesa”, feita pelo Royal Court Theatre (Londres). No centro da narrativa está Nininha, uma mulher presa que, como um dia sonhou seu filho Nino, sabe que pode se transformar em um “imenso cavalo preto” quando desejar.
A peça se desenvolve a partir de relatos e conversas sobre o cotidiano das mulheres encarceradas, abordando temas como racismo estrutural, violências de gênero e normatividades sexuais. A dramaturgia tece uma narrativa que alterna entre afeto, camaradagem, sonhos e as duras realidades do encarceramento.
A obra apresenta cinco personagens cujas vidas são marcadas por uma rotina que oscila entre a lentidão e a agitação. Elas conversam sobre seus anseios para o futuro, as visitas íntimas, suas famílias, relações sexo-afetivas, relações de poder e os castigos que enfrentam.
Siga a peça Cavalos Pretos São Imensos e saiba tudo sobre a obra!
- Rádio Inconfidência AM celebra 90 anos com evento no local onde nasceu em Belo Horizonte
- Zé Manoel lança clipe Coral, filmado em Pernambuco
- O Palácio Mágico do Natal é tradicional espetáculo natalino imperdível em Curitiba
- CCXP tem experiência de ficação centífica em estande do Governo de São Paulo
- Natal Solidário tem noite musical em prol do Hospital Cruz Verde no Teatro Sérgio Cardoso
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


