Festival Mirada celebra teatro do Peru com atrações internacionais em Santos

Peru é homenageado no 7º Mirada do Sesc em Santos: peça Mama Angelica é destaque © Blur Fotografia Experimental Divulgação Blog do Arcanjo 2024
Peru é homenageado no 7º Festival Mirada do Sesc em Santos: Mama Angelica é destaque internacional © Blur Fotografia Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Teatro hermano bem próximo de nós. De 5 a 15 de setembro acontece a 7ª edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo em Santos, no litoral paulista. Dessa vez, o Peru é o país homenageado, com 11 atrações participantes, oito peças e três apresentações musicais e performáticas no Ponto de Encontro do evento, no Sesc Santos. O evento tem 33 espetáculos de 10 países. Além das peças peruanas, há 12 peças internacionais vindas de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai. Do Brasil, são 13 trabalhos que representam os estados Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O encontro ainda abriga o Mirada Pro, com dezenas de programadores internacionais e nacionais de festivais de artes cênicas do mundo todo, e atividades formativas. O tema do festival une três palavras: o sonho, a floresta e a esperança, navegando por temáticas como questões indígenas, decoloniais e ecológicas, além das pautas identitárias nas artes cênicas. Como é tradição desde a primeira edição, o Blog do Arcanjo vai acompanhar de perto o evento.

Confira a programação do Mirada!

Sesc Santos é o coração do Festival Mirada – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2024

Compreender o pertencimento ancestral enriquece a pesquisa nas artes performáticas, ampliando visões e criando novos contextos. Essa percepção pode superar supostas hierarquias entre povos e permitir novas aproximações simbólicas. O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, em sua sétima edição, estimula essas confluências por meio de eixos sobre o sonho, a floresta e a esperança, incentivando trocas culturais entre os países convidados”.

Luiz Galina
Diretor Regional do Sesc São Paulo
panoramic view of the santos waterfront in brazil
Santos, no litoral paulista, abriga o Mirada © Rodiney Assunção on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas 

Desde 2010 com a missão de destacar a diversidade de estéticas e as investigações nas artes cênicas dos países da América Latina e da Península Ibérica, o MIRADA chega à sua sétima edição na cidade de Santos, que possui, além de sua beleza natural, a aptidão de ser um cenário ideal para ressaltar e propiciar o intercâmbio entre os povos.

santos touristic tram in brazil
Detalhe do centro histórico de Santos, cidade que abriga o Festival Mirada desde 2010 © Marcelo Brigato on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

Blog do Arcanjo conta a história do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas – Sesc – Santos

Com seu movimentado porto em comunicação direta com o mundo, Santos abriga o Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas desde 2010. O Blog do Arcanjo acompanha o evento do Sesc de perto desde sua primeira edição e conta a seguir a sua história.

2010

A primeira edição estabeleceu algumas características que se mantiveram ao longo das edições seguintes: um país homenageado (a Argentina), a duração estendida (10 dias); o panorama rico (30 espetáculos, com 18 produções internacionais e 13 nacionais) e a ocupação não só do Sesc Santos, mas também de pontos icônicos da cidade (o Porto, o Teatro Guarany e a Casa da Frontaria Azulejada).

2012

Com 38 espetáculos, o festival homenageou em sua segunda edição o México – que teve sete trabalhos na programação – e transbordou para as cidades vizinhas de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e São Vicente.

2014

A terceira edição homenageou o Chile e teve 40 espetáculos, intervenções, atividades formativas e infantis – estas últimas percorreram Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, São Vicente e Peruíbe.

2016

A quarta edição versou sobre a capacidade da arte de reagir às realidades políticas e sociais contemporâneas, sem perder de vista a poética e a estética. Foram 43 espetáculos e a Espanha foi o país homenageado, com oito trabalhos na programação.

2018

O país homenageado da quinta edição foi a Colômbia, que teve nove espetáculos inéditos no Brasil encenados aqui por ocasião do festival. A edição também marcou a estreia da Nicarágua entre os países participantes.

2021

Excepcionalmente realizado como uma ocupação, devido à pandemia de covid 19, o Mirada 2021 foi realizado em novembro e lançou um olhar para a criação cênica ibero-americana com aberturas de processos de criação e transmissões de obras ao vivo e gravadas.

2022

A sexta edição marcou o ano do bicentenário da Independência, e o país homenageado foi Portugal. De 36 espetáculos, 9 tiveram o país ibérico como origem. Na pauta, temas como a ditadura do regime salazarista e a colonização.

2024

A sétima edição do Mirada celebra o Peru, com 11 atrações, das quais oito espetáculos de teatro, que refletem a cultura peruana, representada por grupos como o Grupo Cultural Yuyachkani e o Antares Teatro.

Los Mirlos faz show no Sesc Pompeia dentro do Extensão Mirada, que traz atrações do festival em Santos para São Paulo © Claudia Cordova Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Festival Mirada de Santos sobe a serra e traz atrações a São Paulo

Os paulistanos que não conseguirem descer a Santos para acompanhar o Mirada podem ficar tranquilos. O festival trará algumas das atrações internacionais para as unidades na capital paulista. Veja só quanta coisa boa e programe-se!

Los Mirlos (Peru)
7 de setembro (sábado, 18h30)
Sesc Pompeia

G.O.L.P. (Chile e Portugal)
Teatro Experimental do Porto e Teatro La María
13 e 14 de setembro (sexta e sábado, 20h)
Sesc Bom Retiro

Tierra (Uruguai)
Sergio Blanco
18 e 19 de setembro (quarta e quinta, 21h)
Sesc Vila Mariana

El Presidente Más Feliz (Peru)
Cristina Velarde
19 e 20 de setembro (quinta e sexta, 20h)
Sesc Consolação

Sombras, Por Supuesto (Argentina)
Compañía El Silencio e Romina Paula
18 e 19 de setembro (quarta e quinta, 21h30)
Sesc Belenzinho

Parto Pavilhão, com Aysha Nascimento, é um dos destaques brasileiros na programação do Mirada © Noelia Najera Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Parto Pavilhão (Brasil | São Paulo)
Aysha Nascimento, Naruna Costa e Jhonny Salaberg
17 de setembro a 18 de outubro (terça a sexta, 20h30)
Sesc Pompeia

VAPOR, ocupação infiltrável (Brasil | Piauí)
Original Bomber Crew
19 a 22 de setembro (quinta a sábado, 20h e domingo, 18h)
Sesc Avenida Paulista

MONGA (Brasil | Ceará)
Jéssica Teixeira
26 de setembro a 27 de outubro (quinta a sábado, 20h e domingos, 18h – exceto dia 6/10. Dia 12/10, sábado, 18h. Dia 23/10, quarta, 20h)
Sesc Avenida Paulista

Imagens do Toque (Peru)
Com Cristina Velarde
17 e 18 de setembro (terça e quarta, das 10h às 12h)
CPT – Sesc Consolação

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *