São Paulo House promete inovação paulista e sustentabilidade no SXSW 2025 em Austin nos Estados Unidos

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Estado de São Paulo terá um espaço exclusivo no South by Southwest (SXSW) pelo segundo ano consecutivo. Trata-se do maior evento de inovação do mundo, que acontece de 7 a 15 de março de 2025, em Austin, Texas, nos Estados Unidos. O lançamento da São Paulo House 2025 aconteceu na última terça-feira (6), no Museu da Língua Portuguesa, na região da Luz, em São Paulo. A secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, conversou com exclusividade com o Blog do Arcanjo durante o evento sobre a importante ação internacional. Ela ressaltou que o projeto é fruto da parceria entre Estado com o terceiro setor e a iniciativa privada, “para mostrar para o mundo o que é que o Estado de São Paulo está produzindo”.
Essa representatividade paulista no evento engloba as diferentes faces de nossa produção, “nas diversas vertentes, não só na parte cultural, que obviamente a gente já é famoso mundialmente, e as pessoas esperam uma curadoria incrível da questão da presença musical, artística, que a gente surpreendeu na edição de março deste ano”, lembra a secretária.
Marília Marton quer ainda passar um novo recado internacional na SXSW de 2025, o de que São Paulo se preocupa com sustentabilidade: “Que é quanto São Paulo preserva o seu verde, quanto a gente está preocupado com a economia verde, com a geração da energia verde, quanto a gente tem de inovação, quanto a gente tem de startups inovadoras que estão chegando”, pontua. “Tudo isso mostra a potência verdadeira do Estado de São Paulo”, complementa.

Quando a gente fala de negócio, de desenvolvimento econômico, automaticamente a gente fala de desenvolvimento humano. E ao falar de desenvolvimento humano, a gente fala de cultura. São Paulo já é todo mundo, porque o mundo todo já está aqui dentro. Todo mundo tem um parente aqui. Mas, as pessoas lá fora não conseguem ver tudo o que a gente faz aqui, então a Casa São Paulo na SXSW é uma oportunidade de mostrar tudo o que a gente faz.”
Marília Marton
secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

A São Paulo House será ainda maior do que sua edição em 2024, ano em que estreou no SXSW, e irá oferecer palestras, workshops, eventos de networking e ações realizadas pelo Estado e marcas parceiras. O espaço integra as ações do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, que leva empresas paulistas para fazerem negócios nos maiores eventos internacionais da indústria cultural. A Prefeitura de São Paulo, a Gerando Falcões, Kondzilla e Fundação Itaú também integram a iniciativa, que terá a SRCOM como produtora.
“Estreamos o ano passado com sucesso de público. Mais de 10 mil pessoas passaram pela nossa Casa, comprovando a importância e a responsabilidade que temos em promover o nosso Estado como o principal polo de inovação e economia criativa da América Latina. Uma oportunidade para gerar negócios e atrair investimento estrangeiro não apenas na indústria cultural, mas também em áreas como mobilidade, saúde e transição energética”, adianta Marton.
O presidente da InvestSP, Rui Gomes, ressalta que a Casa São Paulo “demonstra os esforços do Governo de São Paulo em promover emprego e renda, além de atrair investimentos em várias frentes e, claro, valorizar a produção cultural do Estado”.
Já para o diretor de Projetos e Investimentos da InvestSP, Thiago Camargo, a importância da iniciativa, “além da geração de emprego e renda por meio de negócios para a indústria cultural paulista, consiste em mostrar a força de nossas produções e o ‘soft power’ de São Paulo, referência na realização de projetos e criatividade”.
Também participaram do lançamento, o diretor Corporativo Financeiro da InvestSP, João Paulo Hamu; a chefe dos Escritórios Internacionais da InvestSP, Julia Saluh, que conduz o CreativeSP na agência; a secretária de Comunicação do Governo do Estado, Lais Vita; Armando Júnior, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo; Edu Lyra, da Gerando Falcões; Nelson Adão, da SRCOM; e Aninha de Fátima, da Fundação Itaú.

São Paulo House
A São Paulo House estreou no SXSW 2024 com sucesso de público. Passaram pelo local mais de 10 mil pessoas, o dobro do projetado pelos organizadores. O espaço recebeu empreendedores, investidores, autoridades e pessoas do mundo todo interessadas em conhecer as características da indústria criativa paulista e oportunidades de negócios em São Paulo. Com arte da fachada assinada pelo artista Eduardo Kobra, o espaço ocupou uma área de 1 mil m² em frente ao hangar principal do SXSW. Os visitantes tiveram acesso a 56 eventos, entre palestras e painéis, que foram traduzidos para inglês e espanhol, além de rodadas de negócios, shows e atrações culturais. Um dos destaques da programação ficou por conta do Favela Day, liderado pela Gerando Falcões. O debate sobre a importância de dar protagonismo às comunidades na formação das cidades e do futuro da sociedade reuniu nomes como o empresário e produtor musical Konrad Dantas, o “KondZilla”, e o fundador da Gerando Falcões, Eduardo Lyra. Personalidades como a atriz Maria Paula e as atletas Fernanda Garay e Fabi Alvim também estiveram entre os destaques da Casa SP. Além de representantes dos patrocinadores do espaço — Ambev, BRF/Marfrig, Grupo CCR (por meio do Instituto CCR), Itaú e Fundação Itaú, Sabesp e Toyota –, que puderam apresentar tendências em inovação, tecnologia, sustentabilidade e impacto social.

CreativeSP
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. Em 23 missões já realizadas, o CreativeSP levou 205 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo. Ao todo, serão nove missões em 2024. No 1º semestre, o CreativeSP esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA) e nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França). Já no 2º semestre, haverá missões para o Fringe (Escócia), a Gamescom (Alemanha), a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e a Worldwide Music Expo-WOMEX (Inglaterra). As inscrições para as missões para a Feira do Livro de Frankfurt e a Womex estão abertas pelo site da InvestSP.
- Adriana de Barros apresenta Afiadas, podcast com mulheres dos bastidores da música pela ONErpm
- Plataforma Thera quer conectar empresas e projetos culturais por meio de lei de incentivo
- Fofoca Awards homenageia Sonia Abrão; Leo Dias é o mais premiado da noite
- Festival de Teatro do Rio confirma nomes consagrados e cria ações formativas
- Prêmio FITA anuncia indicados da 17ª edição, após maratona de teatro em Angra dos Reis
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.