O Retrato do Bob: Dodi Leal, 2024

Dodi Leal é retratada pelo fotógrafo Bob Sousa na coluna O Retrato do Bob no Blog do Arcanjo © Bob Sousa Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa

Dodi Leal vem fazendo história na representatividade trans no campo das artes e na universidade. Professora do Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, ela acaba de ser uma das curadoras da 9ª MITsp Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, realizada de 1º a 10 de março de 2024. Foi durante o evento que ela posou com exclusividade para a prestigiosa coluna O Retrato do Bob do fotógrafo Bob Sousa no Blog do Arcanjo. Em 2023, esteve em parceria com Robson Catalunha, com quem fez o bem sucedido espetáculo de realidade virtual Traved (2021), no projeto SENTEACENA – Gira de Biotecnologias da Cena, no Sesc Pompeia, e também na Série Teatra, no Sesc Consolação. Doutora em Psicologia Social e licenciada em Artes Cênicas pela USP, ela também atua como crítica e escritora, expandindo nossas percepções de gênero e sexualidade. “Estamos aqui, vivas, fazendo a história da teatra acontecer. Muitas mais virão”, disse, certa vez. Que assim seja.
@dodileal

*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp, onde é doutorando, crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com produção de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *