Guritiba tem atrações para crianças e ações sociais no Festival de Curitiba

Itan e Tal do Grupo Baquetá está na programaçãod o Guritiba do Festival de Curitiba © Miriane Figueira Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Já é tradição no Festival de Curitiba, que chega à sua 32ª edição no dia 25 de março, a mostra Guritiba, voltada a espetáculos para o público infantil. Com o tema “Imaginação Sem Limites”, o projeto cultural e social tem como foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias. Em 2024, o programa acontece de 26 de março até 7 de abril, com uma programação especial com espetáculos para toda a família. Os ingressos estão à venda pelo site do Festival e pela bilheteria física no ParkShoppingBarigüi (piso térreo).

Nesta edição, no Teatro Bom Jesus, o premiado espetáculo “Valentim Valentinho”, ganhador do Prêmio APCA 2023 de Melhor Direção na categoria Infanto-juvenil, que narra a história de um menino prestes a completar 11 anos e que sonha em ganhar ‘coragem’ de presente de aniversário; e “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá, premiado como Melhor Iluminação em 2023 com o Troféu Gralha Azul, que conta a história de uma menina preta que adora cantar, brincar e cria um jogo chamado “Mundo Invertido das Palavras”, em que descobre que seu nome ao contrário é itaN. Dirigido por Marcelo Varzea e Erica Rodrigues, “Valentim Valentinho” terá duas apresentações nos dias 30 e 31 de março; “Itan e Tal” fará sessões nos dias 6 e 7 de abril. 

Antes dos espetáculos, às 15h, o “Muralzinho de Ideias” traz brincadeiras e atividades artísticas para todos. A iniciativa vai reunir corda, bambolê, cama-de-gato, amarelinha, jogo da velha, peteca, minhocão, teatro de fantoches… Brinquedos em tecido, madeira e papelão que incentivam o brincar livre e coletivo, da infância de antigamente para as novas gerações.

Além disso, durante o período do Festival de Curitiba diversas ações levarão cultura, divertimento e educação de forma lúdica à diversas instituições sociais da região, com os espetáculos “Rádio Girolê”, “O Terreno Baldio”, “No Armário não Cabe Ninguém” e “Ynari: A Menina das Cinco Tranças”.

O Guritiba é apresentado por BRFértil Fertilizantes, Banco CNH Industrial e New Holland, Peróxidos do Brasil e Sanepar, com patrocínio de Neovia Engenharia, Mili, Ritmo Logística, Tradener Comercialização de Energia, Grupo Barigüi e Schattdecor, com apoio da Impextraco.

Confira a sinopse e apresentação dos espetáculos do Guritiba e programe-se!

Valentim Valentinho

Com texto e idealização de Fran Ferraretto, de São Paulo, “Valetim Valentinho” terá duas apresentações nos dias 30 e 31 de março, às 16h, com duração de 50 minutos. O espetáculo narra a história de um menino prestes a completar onze anos e que sonha em ganhar “coragem” de presente de aniversário. Valentim vive com a mãe em uma vila de São Paulo, onde também moram seus melhores amigos. Temas como medo, bullying, opressão e racismo são tratados com muita delicadeza e responsabilidade. A trama se desenvolve com descobertas importantes para a infância, sem perder a diversão e leveza. Entre confusões e reviravoltas, muito aprendizado acontece.

“Valentim Valentinho é um espetáculo que muitas crianças vão se identificar. Ele fala sobre uma idade em que muitos temas começam a florescer, e as crianças precisam lidar com isso, mesmo pequenas. A companhia consegue tratar com muita delicadeza sobre temas como medo, bullying, opressão e racismo, de uma forma muito leve, a gente espera que as crianças possam se encorajar e se espelhar no personagem Valentim”, convida Fabiula Passini, diretora do Festival de Curitiba, que completa: “O espetáculo foi indicado a alguns prêmios e está sendo muito elogiado pela crítica, principalmente especializada em espetáculos infantis”.

Ficha técnica

Texto e Idealização: Fran Ferraretto; 

Direção: Marcelo Varzea e Erica Rodrigues; 

Elenco: Artur Volpi, Eduardo Borelli, Fran Ferraretto e John Marcatto; 

Cenário e Figurino: Márcio Macena; 

Desenho de Luz: Cesar Pivetti; 

Direção Musical e Trilha Original: Marcio Guimarães; 

Direção de Movimento: Erica Rodrigues; 

Operação de Som: Samuel Spet; 

Operação de Luz: Rodrigo Pivetti;

Fotos: Andréa Menegon e Thiago Cardinali; 

Assistente de Direção: Bruno Rods; 

Direção de Produção: Fernando Gimenes; 

Produção: Plataforma – Estúdio de Produção Cultural

Itan e Tal

Nati, menina pretinha. Canta e adora brincar! Ao inventar o jogo chamado “Mundo Invertido das Palavras”, descobre que seu nome ao contrário é itaN. Então, inicia uma profunda jornada em busca do significado desta palavra, encontrando a sua história afro-indígena, através de uma viagem ao passado e ao futuro. Este espetáculo curitibano com duração de 65 minutos terá duas apresentações nos dias 6 e 7 de abril, às 16h.

“Itan e Tal é de uma companhia curitibana premiada, um espetáculo lúdico muito bem visto pelas pessoas, no Festival de Manaus eles ganharam vários prêmios. É a história de uma menina que começa a pesquisar sua ancestralidade, pensando no nome dela, e faz uma viagem por seu passado até chegar ao futuro. É um espetáculo muito bonito visualmente, traz esse aspecto de uma criança que já tão pequena quer descobrir suas origens, tenho certeza de que o público vai se identificar”, afirma Fabiula.

Ficha técnica

Realização: Grupo Baquetá; 

Dramaturgia: Kamylla dos Santos, André Daniel; 

Elenco: André Daniel, Kamylla dos Santos e Maycon Souza; 

Direção Cênica: Marcel Malê; 

Direção de Movimento: Kunta Leonardo da Cruz; 

Direção Musical: Nelson Sebastião; 

Cenografia: Ayala Prazeres; 

Máscaras: Eduardo Santos; 

Figurinos: Carla Torres – Africanize; 

Visagismo: Kenia Coqueiro; 

Desenho de Luz: Nathan Gabriel; 

Produção Musical/ Sonoplastia: Preto Martins; 

Design Gráfico: Keyla Lima;

Ilustrações: Cleyton Telles; 

Composição Musical: Grupo Baquetá; 

Direção de Produção: Kamylla dos Santos; 

Assistente de Produção: Jamille Reddin.

Programação social

Este ano, o Guritiba e seus investidores trazem diversas ações que levarão cultura, divertimento e educação de forma lúdica a instituições sociais, com entradas gratuitas! São espetáculos para um público direcionado, sem venda de ingressos, que acontecem dentro das instituições participantes. 

“Esse ano temos quatro espetáculos curitibanos: Rádio Girolê, super musical e muito bonito; o Terreno Baldio, que é do grupo Olho Rasteiro, que trabalha no teatro de rua, eles vão adaptar esse espetáculo para as escolas; No Armário Não Cabe Ninguém, eles acabaram de fazer uma temporada na Caixa Cultural, o espetáculo é belíssimo, visualmente maravilhoso, fala sobre crianças que têm medo do armário, de medos e bicho papão; e Ynari: A Menina das Cinco Tranças, que traz uma contação de histórias, relacionando sua história com suas cinco tranças, num belo texto de um autor africano”, detalha a diretora do Festival.

Confira a sinopse dos quatro espetáculos:

RÁDIO GIROLÊ (Cia Girolê)

Neste espetáculo, ambientado no formato radiofônico, os gêneros literários e musicais se fundem para apresentar as canções da Cia Girolê nestes 17 anos de trânsito entre a literatura, a música e as artes cênicas.

O TERRENO BALDIO (Grupo Olho Rasteiro)

A Sociedade do Betume se reúne em um terreno baldio todas as tardes, depois da escola. Do outro lado da cidade, outro grupo resolve tomar posse do terreno baldio, criando uma grande batalha. A história fala de ideologia e do drama da vida real.

NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM! (GPeTI – Grupo de Pesquisa em Teatro para a Infância)

O espetáculo traz para a cena, bonecos e objetos manipulados para contar a história de Pi e Tatá: Dois monstros que vivem, juntos, rotinas repetitivas e tediosas.

YNARI: A MENINA DAS CINCO TRANÇAS (Axé Produções e Verbo Negro)

Ynari nasceu com suas cinco tranças, que nunca se desfazem, e ela não sabe por quê. Mas sabe muito bem que gosta das palavras, e conhece várias. Um dia, ela conhece um homem pequenino que a ensina que é possível inventar e destruir palavras. Ynari descobre a palavra “guerra” e decide acabar com ela.

Serviço:

Mostra Guritiba – 32º Festival de Curitiba

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no ParkShoppingBarigüi – piso térreo – (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, domingos e feriados, das 12h às 20h.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clientes Banco do Brasil, clubes de desconto e associações.

Hashtags oficiais – #festivaldecuritiba #festcuritiba #fringe #risorama20 #mishmash #gastronomix #interlocuções #mostrasurda #temporadademusicais #boisdeparintins #caprichoso #garantido
Sugestão de Tags – festival, curitiba, festival de curitiba, caprichoso, garantido, bois de parintins, mostra, teatro, mishmash, guritiba, risorama, stand-up, artes cênicas, artes, circo, dança, música, cultura, show

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *