Carnaval de Belo Horizonte tem mais de 500 blocos e aguarda 5,5 milhões de foliões

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Os blocos de rua prometem incendiar as ruas da capital mineira no que promete ser o maior Carnaval de Belo Horizonte da história, com 500 blocos e 5,5 milhões de foliões em blocos voltados para todos os perfis, entre eles os públicos infantil, terceira idade, afro, nerd, LGBTQIAP+, tutores de pet e focados no protagonismo feminino, entre outras temáticas relevantespara a sociedade e em prol da diversidade. Os mais de 500 cortejos previstos para 2024 saem nas nove regionais da capital de Minas Gerais. A programação completa dos desfiles está disponível no Portal Belo Horizonte.

Mapa do Carnaval de BH
A Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza o Mapa do Carnaval de Belo Horizonte 2024, guia em que os foliões poderão ver os pontos de concentração dos cortejos e a logística de locomoção dos blocos de rua que desfilarão em todas as regionais da capital. O mapa pode ser conferido no Portal Belo Horizonte.

Abertura afro
A folia será aberta oficialmente com o encontro de blocos afro Kandandu, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. No primeiro dia, o bloco se apresenta a partir de 18h. No sábado, o Kandandu continua no palco, com atrações a partir de 16h. A retirada dos ingressos gratuitos deve ser feita na internet. Nove blocos da cultura afros mineiros se apresentarão no Parque Municipal: Afoxé Bandarerê, Arrasta Bloco de Favela, Bloco Afrodum, Magia Negra, Oficina Tambolelê, Samba da Meia Noite, Swing Safado, Batucarte e Saravá Kizomba. A Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte e Seu Vizinho também farão participações especiais no Kandandu. Entre uma atração e outra, o som ficará por conta do DJ Vini Brown.

Drones contra assédio
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte vai utilizar drones durante o Carnaval 2024 para auxiliar os agentes no combate à importunação sexual. Também durante todo o período da folia, equipes do Grupamento de Proteção à Mulher “Guardiã Maria da Penha” vão circular entre os foliões, para alertar que importunação sexual é crime e que dá cadeia. As agentes femininas realizarão abordagens educativas e utilizar também o microfone dos trios elétricos para estimular as vítimas a denunciarem os autores de qualquer contato físico não autorizado, de cantadas insistentes ou de outras atitudes que tenham causado constrangimento a ela ou a outra mulher. NÃO continua sendo NÃO! Crianças e adolescentes também terão atenção especial na folia.

Água para o povo
A Prefeitura de Belo Horizonte vai disponibilizar oito caminhões-pipa para aliviar o calor dos foliões nos blocos de rua do Carnaval 2024. Os equipamentos ficarão situados em diversos pontos estratégicos da capital. A ação preventiva tem o intuito de mitigar os efeitos das ondas de calor, em especial, em eventos com grandes multidões, pensando no bem-estar e na saúde dos foliões.
Os caminhões-pipa armazenam, em média, 10 mil litros de água, quantidade que será disponibilizada por dia aos foliões. Os veículos serão mantidos em pontos das regiões Centro-Sul e Leste da capital, e na Pampulha. Confira abaixo as datas, horários e endereços em que os caminhões serão disponibilizados:
10/02 – 09h às 13h – avenida Dos Andradas, número 231, Centro (próximo à Praça da Estação).
10/02- 09h às 15h – rua dos Tamoios, próximo ao número 160, Centro.
10/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia.
11/02 – 10h às 16h – avenida Coronel Oscar Paschoal , número 8, Pampulha.
11/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia.
11/02 – 10h às 17h – rua Fernandes Tourinho, número 249, Savassi.
12/02 – 09h às 15h – avenida Afonso Pena, próximo ao número 597, Centro.
12/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia.
12/02 – 10h às 17h – rua Fernandes Tourinho, número 249, Savassi.
13/02 – 10h às 17h – avenida dos Andradas, número 4.000, bairro Pompéia.
13/02 – 10h às 17h – rua Fernandes Tourinho, número 249, Savassi.
18/02 – 09h às 15h – avenida Afonso Pena, próximo ao número 597, Centro.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.