Matheus Nachtergaele revê trajetória na Mostra de Cinema de Tiradentes: ‘Prefiro a cena à vida’

Matheus Nachtergaele na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Jackson Romanelli Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes – MG*

Admirado e querido tanto pelo público quanto pela classe artística e a imprensa, o ator Matheus Nachtergaele é um dos destaques da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, cidade histórica mineira na qual possui casa há 20 anos, onde gosta de cuidar da horta e de seus cães em uma vida pacata. Sobre sua relação com a atuação, define: “Prefiro a cena à vida”.

O premiado ator com formação pela Escola de Arte Dramática da USP e pelo Centro de Pesquisa Teatral do Sesc comandado por Antunes Filho está de volta à tela da Globo na novela das 21h Renascer, que estreou nesta segunda, 22, na qual vive o personagem Norberto, o bondoso e falante dono da venda da vila, vivido em 1993 por Nelson Xavier, homem apaixonado pela prostituta Jacutinga, papel de Juliana Paes, que substitui a Fernanda Montenegro do folhetim original.

No último sábado, 20, ele foi o tema da concorrida roda de conversa Matheus Nachtergaele: Todas as Faces de Um Ator Múltiplo, na qual foi entrevistado pelo curador Pedro Guimarães diante de um lotado Cine-Lounge na cidade barroca, em uma qualificada plateia com muitos estudantes, jornalistas, críticos e profissionais do audiovisual.

Matheus Nachtergaele na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Jackson Romanelli Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Aos 56 anos, o ator nascido em São Paulo em 3 de janeiro de 1968, relembrou sua trajetória, que inclui trabalhos marcantes no Teatro da Vertigem, como O Livro de Jó, e a personagem Cintura Fina na lendária série Hilda Furacão, de autoria de Gloria Perez e baseada no romance de Roberto Drummond, gravada em Tiradentes e em Belo Horizonte em 1998, na qual contracenou com nomes como a protagonista Ana Paula Arósio. A série lhe propiciou estreitar os laços mineiros.

Matheus Nachtergaele e Selton Mello voltam a ser João Grilo e Chicó 25 anos depois em O Auto da Compadecida 2, previsto para estrear em 2024 © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

No cinema, é amado pelo grande público por seu João Grilo no filme O Auto da Compadecida, obra baseada no clássico de Ariano Suassuna, no qual fez par com Selton Mello, o Chicó, sob direção de Guel Arraes e que ganha continuação O Auto da Compadecida 2 neste ano, 24 anos após o sucesso do primeiro longa. “João Grilo e Chicó 25 anos depois. Juntos mais uma vez”, celebra o retorno dos personagens ao cinema, bastante aguardado pelos fiéis fãs da saga.

Matheus Nachtergaele na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Jackson Romanelli Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

O admirado ator revelou ter uma relação de necessidade vital com a atuação. E uma melancolia costumeira com a vida.

“Não me interessaria ser ator se a verdade cênica fosse a verdade da vida. Eu não gosto tanto da vida quanto eu gosto da cena, é um defeito meu”, confidenciou Matheus Nachtergaele.

Eu prefiro a cena do que a vida, a vida eu acho um pouco chata e um pouco triste e, mesmo na alegria dela, eu acho comovente e patética, é um defeito meu. Eu acho mais bonita a cena, onde eu tenho algum controle sobre o que está acontecendo. Onde eu posso ter um olhar crítico sobre o que está acontecendo. Onde eu posso, de uma certa maneira também, ser o que eu gostaria de ser.

Matheus Nachtergaele
ator convidado da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Matheus Nachtergaele é Norberto em Renascer © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Sobre a volta ao horário nobre da Globo, o artista revelou que acha “lindo esse bordão para nossa novela”, citando “é tempo de Renascer”.

“Que seja um tempo de estar todo o dia com vocês, em um trabalho belo, com meu personagem suave e amistoso. Que seja uma viagem de reencontro com emoções bonitas em cena muito bem escritas para grandes atores, veteranos e estreantes”, desejou.

Renascer é um novelão elegante, espetáculo diário, nobre, para um Brasil com S maiúsculo! Já estamos mais felizes, mais leves… Que seja uma linda caminhada. Bora bora Caxangá.”

Matheus Nachtergaele
ator convidado da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Universo Produção. Agradecimento: Jozane Faleiro – Luz Comunicação.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *