Festival de Música da Rádio Nacional 2023 anuncia vencedores

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Os vencedores da 14ª edição do Festival de Música da Rádio Nacional 2023 foram conhecidos na tarde deste sábado (18) em transmissão ao vivo pelo YouTube. Neste ano, o Festival teve sete categorias, para as quais concorreram 12 finalistas, de um total de 379 inscritos.
A música escolhida pelo júri popular, por votação pela internet, foi “Tempo Brando”, de autoria de Mauro Fantozzi e interpretada por ele mesmo. O prêmio de Melhor Canção ficou com “Quem disse” de Isabela Moraes. Na categoria Melhor Música com Letra “Não percebeu ainda?”, composta e interpretada por Marisa Molchanski foi a vitoriosa. A melhor música instrumental foi concedida a “Banzo”, de Felipe Maia.
O prêmio de Melhor Intérprete Vocal ficou com Ivandro Coelho, com a canção “Água de Assobio”, de autoria de Celso Borges e Ivandro Coelho. O vencedor da categoria Melhor Intérprete Instrumental foi Sidão Santos, com a música “Chiado” de autoria própria.
Para finalizar os vencedores, a canção agraciada com o prêmio de Melhor Arranjo foi “Veludo Verde” assinada por Arranjo: Nat Mirrors e os Espelhos da Noite e Samuel Mota.
O Festival
Com o objetivo de abrir espaços para artistas e incentivar a cadeia produtiva da música, o Festival de Música Rádio Nacional chega a sua 14ª edição. Após a divulgação das 50 semifinalistas da competição, o concurso seguiu para a última fase, no qual 12 composições finalistas foram divulgadas.
Ao longo das edições, o Festival apresenta crescimento entre músicas inscritas e recordes de acessos de ouvintes ao site para votação nas músicas selecionadas pela internet. A iniciativa já está consolidada e tem grande repercussão entre a classe artística, provocando uma importante mobilização dos artistas, envolvendo compositores, cantores, músicos, arranjadores, técnicos e os estúdios de gravação.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.