★★★ Crítica: Graça, de Eloisa Vitz, revela bastidores do teatro com leveza, ironia e bom humor

A atriz, diretora e dramaturga Eloisa Vitz idealizou e dirige Graça, espetáculo do Grupo Gattu, no Teatro do Sol: destaque na formação de público na zona norte de São Paulo © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★
GRAÇA

A vida artística, com seus pequenos infortúnidos cotidianos, é material farto para a criação dramatúrgica profícua de EloIsa Vitz. Também atriz e diretora, ela é uma das autoras teatrais de maior fôlego na contemporaneidade. A criadora e diretora do Grupo Gattu demonstra mais uma vez seu olhar perspicaz na peça Graça, que está de volta em nova montagem. A obra integra a tetralogia filosófica da companhia com sede na zona norte paulsitana, onde faz louvável trabalho de formação de público em seu Teatro do Sol, no bairro de Santana. No espetáculo, vemos uma cidade interiorana movimentada por uma palestra artística, que na realidade não causa muito interesse em seus moradores. O tema da conferência não poderia ser mais filosófico: “Afinal de contas, o que é a Graça?”. Na construção da fragmentada narrativa, Vitz bebe da fonte do teatro do absurdo ao construir suas cenas curtas como retratos instantâneos, sem deixar de lado sua costumeira ironia implacável, sobrando até mesmo para os críticos e assessores de imprensa, figuras típicas do ambiente teatral. Afinal, como diz a própria peça, ela gosta de teatro “porque o teatro perturba”. Entretanto, Vitz faz isso de maneira adoravelmente atraente. Com uma iluminação precisa que ajuda a construir a poética da cena, vemos um elenco coeso e cada vez mais afiado nesta remontagem do espetáculo de 2017, formado por Eloisa Vitz, Miriam Jardim, Daniel Gonzales, Mariana Fidelis, Lilian Peres, Paulo de Almeida e Isaque Patrício, cada qual com seu momento de brilho na obra — o que demonstra que Vitz também é uma diretora generosa com seus atores. Graça revela os bastidores indigestos do teatro com muita leveza e bom humor. E esta é verdadeira graça deste espetáculo do Grupo Gattu.

★★★
GRAÇA
Avaliação: Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
De 20 de outubro a 19 de novembro de 2023. Sexta e sábados às 21h e domingos às 19h. 12 anos. 60 min. Grátis (ingressos retirados uma hora antes). Teatro do Sol – Rua Damiana da Cunha, 413, Santana, São Paulo. Tel. 11 3791-2023 ou 11 956792526 (whatsapp).

Graça, do Grupo Gattu: Blog do Arcanjo entra no camarim do Teatro do Sol

Graça, do Grupo Gattu: Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu a peça de Eloisa Vitz

Graça do Grupo Gattu: Blog do Arcanjo mostra imagens exclusivas do espetáculo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *