Wagner Carvalho faz história como primeiro negro brasileiro a dirigir teatro na Alemanha e ganha prêmio

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Não é fácil para um brasileiro vencer em terras estrangeiras. Sobretudo quando é um artista negro. Radicado em Berlim, capital da Alemanha, desde 1992, o aritista mineiro Wagner Carvalho, nascido em Belo Horizonte, acaba de receber um dos mais importantes prêmios culturais alemães. “O Teatro Ballhaus Naunynstraße, do qual sou o diretor artístico e administrador, ganhou o Principal Prêmio de Teatro do Governo Federal Alemão de 2023, dotado com 200.000 euros”, conta ao Blog do Arcanjo, diretamente da capital alemã. A cerimônia oficial para a entrega do prêmio será no dia 11 de outubro de 2023. “Ressalto que sou o primeiro negro a dirigir um teatro na Alemanha”, pontua o artista que criou e dirigiu o Festival Brasil Move Berlim entre 2003 e 2011. O espaço que comanda se destaca na cena alemã por uma proposta curatorial decolonial e diversa.

Quem é Wagner Carvalho
Wagner Carvalho, nascido em 1966 em Belo Horizonte, Brasil, trabalha na tradição do Teatro do Oprimido de Augusto Boal desde os 12 anos. Formou-se como dançarino, ator e professor teatral em escolas da capital mineira. Tornou-se então diretor artístico da escola de teatro Núcleo de Estudos Teatrais – NET de Belo Horizonte. De 1996 a 2000 estudou teatro na Universidade Livre de Berlim. Recebeu bolsas, entre outros, do Instituto Goethe e do Ministério da Cultura do Brasil. Desde 1991, tem realizado inúmeros projetos artísticos e sociais na Alemanha e no Brasil. Assumiu trabalho pedagógico e coaching no Berliner Ensemble, Grips Theatre e em produções independentes. Foi fundador e organizador do Fórum Brasileiro da Dança, associação de bailarinos e coreógrafos brasileiros em Berlim, e organizou a série de eventos Blequitude em colaboração com o Workshop de Culturas e a Fundação Heinrich Böll em novembro de 2002. Também lançou o Festival Brasil Move Berlim – Festival de Dança Contemporânea Brasileira. No início da temporada 2012/13 assumiu a direção artística do Ballhaus Naunynstraße, do qual é diretor único desde novembro de 2014. Ele também é o único diretor administrativo da Ballhaus Naunynstraße desde 2016. Desde 2012 é membro do Conselho para as Artes de Berlim. Em 2023, o Ballhaus Naunynstraße recebeu o Principal Prêmio de Teatro do Governo Federal Alemão na quantia de 200 mil euros.

Sobre o Prêmio
A ministra da Cultura, Claudia Roth, anunciou os vencedores deste ano do Principal Prêmio de Teatro do Governo Federal Alemão. Com este prêmio, o governo federal prestigia encenações de teatros de pequeno e médio porte na Alemanha que tiveram um especial destaque. Na categoria de “teatros privados e casas de teatro de turnês”, o prêmio bienal foi concedido ao Chamäleon, em Berlim; na categoria de “casas de produção independente”, ao LOFFT – DAS THEATER, em Leipzig; e na categoria de “teatros municipais e companhias estaduais”, ao Theaterhaus Jena.
O júri concedeu o Principal Prêmio de Teatro do Governo Federal Alemão para o Ballhaus Naunynstraße, dotado com 200.000 Euros, com a seguinte justificativa: “Diversidade não só no palco, mas também nos bastidores e na plateia (…). Dessa forma, o teatro Ballhaus Naunynstraße cria um ambiente singular para a produção determinada por artistas negros, queer e people of color.” O júri valoriza o impacto exercido por essa produção: “A Ballhaus Naunynstraße tem um efeito duradouro no desenvolvimento de estilos artísticos: muitos artistas realizaram suas primeiras encenações aqui. Ao longo dos anos, uma grande quantidade de trabalhos de alta qualidade foi realizada na Ballhaus e com frequência essas obras também chamaram a atenção em nível inter-regional, nacional e internacional”.
O Principal Prêmio de Teatro do Governo Federal Alemão é um reconhecimento extraordinário ao trabalho realizado na Ballhaus Naunynstraße, como também às artistas e aos artistas negros, queer e people of color que produzem seu trabalho nessa casa; a todas e todos aqueles que começaram ou arriscaram uma mudança de carreira aqui e agora realizam coisas incríveis em outros lugares. Para a Ballhaus Naunynstraße, este prêmio significa que a demanda, formulada aqui, por uma revisão da história colonial da Alemanha e pelo reconhecimento da experiência de violência cotidiana em nível federal, está repercutindo. E que um júri transdisciplinar de toda a Alemanha reconhece o impulso
dado por artistas da cultura negra para o desenvolvimento contínuo de discursos e artes na Alemanha. Com o prêmio de 200.000 euros, a Ballhaus Naunynstraße pode continuar seu caminho e oferecer um espaço ampliado para diversos artistas negros e negras.
“Estamos em êxtase, felizes e orgulhosos!”, disse o diretor artístico Wagner Carvalho. “Nós, que, em geral, não recebemos reconhecimento e não temos acesso aos palcos e aos papéis de protagonista, recebemos este prêmio como motivação para continuarmos a contar histórias inacreditáveis e a fazer arte.”
O prêmio será entregue pela ministra de estado em 11 de outubro de 2023 em uma festa de gala na Berliner Festspiele [Casa de Festivais de Berlim]. A atribuição do Prêmio de Teatro do Governo Federal Alemão ocorre em colaboração
com o Internationales Theaterinstitut – Zentrum Bundesrepublik Deutschland (ITI) [Instituto Internacional de Teatro – Centro da República Federal da Alemanha] em parceria com o Fonds Darstellende Künste e.V. [Fundo para artes cênicas e.V.]
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.