Festival Internacional de Edimburgo realiza 76ª edição na Escócia

Festival de Edimburgo realiza 76ª edição na Escócia © Andrew Perry Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Festival Internacional de Edimburgo começa sua 76ª edição nesta sexta, 4, indo até 28 de agosto com a mais robusta programação de teatro no mundo. Só no Fringe Edimburgo, a mostra parelela, estão previstas 3.500 apresentações.

O Festival de Edimburgo foi uma ideia inspirada por Rudolf Bing, um refugiado do regime nazista que se tornou o gerente geral da Glyndebourne Opera, junto com Henry Harvey Wood, o chefe do British Council na Escócia, e líderes da cidade de Edimburgo. Foi estabelecido no rescaldo da Segunda Guerra Mundial como um evento cultural para reunir o público e artistas de todo o mundo, o que acontece há 76 anos, tornando-o um dos mais tradicionais eventos culturais do mundo.

Durante três semanas em agosto, a capital da Escócia se torna uma celebração incomparável das artes cênicas e um ponto de encontro anual para pessoas de todas as nações. O Festival Internacional de Edimburgo apresenta um programa com os melhores intérpretes e conjuntos do mundo da dança, ópera, música e teatro.

Artistas e performers sobem a centenas de palcos por toda a cidade para apresentar espetáculos para todos os gostos. De grandes nomes do mundo do entretenimento a artistas desconhecidos que buscam construir suas carreiras, o festival atende a todos e inclui teatro, comédia, dança, teatro físico, circo, cabaré, shows infantis, musicais, ópera, música, palavra falada, exposições e eventos.

O Blog do Arcanjo esteve presente na edição de 75 anos do Festival de Edimburgo, em 2022, a convite do Governo do Estado de São Paulo, que levou dez empresas de teatro ao evento pela Invest SP, por meio de seu programa CreativeSP. Entre os que viajaram representando o Brasil esteve o Grupo Gattu, dirigido por Eloisa Vitz.

Em 2023, não houve a ação. Fiquemos na torcida para que se repita no futuro.

Para quem está no evento, o Blog do Arcanjo divulga um roteiro com o imperdível do Festival de Edimburgo em seus quatro fins de semana!

a scenic view of buildings in edinburgh
Photo by saifullah hafeel on Pexels.com

FESTIVAL DE EDIMBURGO – PROGRAMAÇÃO IMPERDÍVEL!

PRIMEIRA SEMANA

sexta-feira, 4 de agosto

Comece o seu fim de semana com uma refeição farta antes do show no favorito dos moradores de Edimburgo, o Ting Tai Caravan no Teviot Place. Pode ficar bem cheio lá, então se você não conseguir uma mesa, sempre pode ir ao restaurante irmão na mesma rua, o Saboteur. Você será recebido com uma mistura fantástica de culinária asiática em um ambiente descontraído.

Com o seu paladar ativado, dirija-se ao The Studio para Geoff Sobelle’s FOOD às 20h . Este show é o último de duas prévias, então os ingressos começam em apenas £ 30. FOOD  é um jantar íntimo, com Sobelle como seu maitre. O público se reúne em torno de uma mesa de jantar com sons, aromas e texturas moldando uma conversa sobre memórias pessoais, consumo e evolução da produção de alimentos ao longo de gerações.

Com uma primeira noite brilhante em seu currículo, prepare-se para descansar a cabeça em antecipação ao seu primeiro sábado no Festival.

sábado, 5 de agosto

Faça uma caminhada matinal por Meadows, caminhando lentamente até Newington. Se você estiver se sentindo energizado, pode até praticar sua colocação no campo de golfe Bruntsfield Links, disponível ao público, e depois tomar um café no Cult Coffee Roasters na Buccleuch Street antes de se sentir confortável no The Queen’s Hall para ver Stefan Jackiw & Friends às 11h . O violinista americano traz-nos um programa de influências escocesas e americanas. Três amigos se juntarão a ele para apresentar peças de câmara baseadas na música folclórica.

Agora é hora de comemorar o início do Festival com nosso evento gratuito, Opening Fanfare: Scotland Makes Music . O Diretor do Festival, Nicola Benedetti, reuniu alguns dos jovens músicos mais inspiradores da Escócia para dar as boas-vindas a todos vocês nas celebrações de abertura do Festival. Os jardins da Princes Street estarão repletos de talentos enérgicos e diversificados por quase cinco horas. O evento não tem ingressos, então entre e saia quando quiser.

Vá até a Pizza Posto para uma reconfortante refeição italiana antes de um show no Festival Theatre, do outro lado da rua. Depois de comer, vá para ver a estreia britânica de Ogresse de Cécile McLorin Salvant no Festival Theatre . O jazz encontra o teatro nesta narrativa de um monstro apaixonado e voraz que vive em uma floresta. Salvant inspirou-se em fontes ecléticas: de uma deusa haitiana à verdadeira história de Sarah Baartman – uma mulher sul-africana exibida como a chamada atração freakshow na Europa do século XIX.

O show vai fazer você pensar, então converse com uma bebida no bar Greenmantle na St Patrick Square, antes de se retirar para a noite.

domingo, 6 de agosto

Tenha uma manhã preguiçosa para o seu último dia no Festival enquanto segue para o Church Hill Theatre em Bruntsfield. Você pode se deliciar com um brunch no Montpelier’s na Bruntsfield Road ou, se estiver apenas procurando por um café rápido, vá ao Project Coffee do outro lado da rua. Se você está aqui com os pequenos, temos o show perfeito para despertar a imaginação deles. O Church Hill Theatre sediará The Lost Lending Library , onde os guardiões da biblioteca precisam urgentemente de histórias para preencher um novo departamento misterioso … Há várias apresentações ao longo do dia para que você possa escolher o que mais lhe convier.

Você pode aproveitar a variedade de lojas independentes na Bruntsfield Road a caminho de nossos parceiros no One Square Bar & Brasserie para o almoço. Situado no Sheraton Grand Hotel & Spa, o One Square Bar & Brasserie é o local perfeito para almoçar ao lado do seu próximo local. Relaxe com comida de bar e bebidas no terraço com vista para o Castelo de Edimburgo.

Dirija-se ao Usher Hall às 17h, enquanto nosso diretor do Festival, Nicola Benedetti, e o aclamado locutor Tom Service apresentam um evento explorando a música clássica contemporânea com a Orquestra Sinfônica Escocesa da BBC .

Seu dia ainda não acabou, mas você tem tempo para comer antes do último show do dia. Com o seu próximo local ao virar da esquina, você pode escolher um lugar próximo para jantar. Dirija-se ao Red Squirrel para uma refeição gastropub ou, se estiver procurando algo mais leve, o Kanpai Sushi fica na próxima rua. Depois de ter reenergizado, dirija-se ao Traverse Theatre para uma apresentação às 21h do National Theatre of Scotland’s Thrown . O escritor, ator e especialista em movimento Nat McCleary, baseado em Glasgow, une forças com o diretor e ator Johnny McKnight para criar esta peça exclusivamente escocesa.

SEGUNDA SEMANA

sexta-feira, 11 de agosto

Que melhor maneira de começar o fim de semana do que com um clássico? Dirija-se ao Teatro do Festival para a apresentação das 19h30 de Trojan Women , onde um elenco de 25 mulheres apresenta uma apresentação vertiginosa de música, dança e teatro. Baseado no antigo mito grego da Guerra de Tróia e suas sobreviventes femininas, a peça é um clássico há mais de mil anos. Ong Keng Sen reinventou a história misturando a antiga forma coreana de pansori com a música do produtor de K-pop Jung Jae-il. Assista ao trailer abaixo para ter um gostinho dessa forma única de contar histórias.

Você pode passar algum tempo contemplando o que acabou de ver ou apenas sentar e relaxar! Você é mimado pela escolha em Newington, mas recomendamos Southpour para alimentos frescos de origem local e um menu de coquetéis que nunca decepciona.

Depois de encher o estômago, dê um passeio pelos Meadows em direção ao West End de Edimburgo. Por que não desfrutar de uma estadia luxuosa com nosso parceiro, Waldorf Astoria – The Caledonian ? Como uma antiga estação ferroviária, está repleta de história escocesa. Além disso, tem possivelmente a melhor vista do Castelo de Edimburgo que um hotel pode oferecer.

Aprecie a vista, descanse a cabeça e prepare-se para o próximo dia cheio de ação na capital cultural do país.

sábado, 12 de agosto

Após o café da manhã nos arredores deslumbrantes do Waldorf Astoria’s Peacock Alley , refaça seus passos de volta a Newington até o sereno Queens Hall, na mesma rua do local da noite anterior. No caminho para lá, por que não passar pelo Grassmarket e tomar um café com um doce de Pirlous? Se você estiver com fome, eles também têm um ótimo menu de café da manhã com todas as delícias matinais clássicas. Em seguida, dirija-se ao The Queen’s Hall para a apresentação das 11h do Dunedin Consort apresentando o gênio musical de Bach . O grupo e seu diretor musical, o maestro e estudioso John Butt, são favoritos de longa data do Festival.

Depois de mergulhar na elegância da obra de Bach, é hora de encontrar um lugar para comer antes de seguir para o próximo show. Visite Paradise Palms, onde você será saudado por uma extravagância à base de plantas. Se você está procurando um hambúrguer colossal ou batatas fritas carregadas, este é o lugar certo! De uma experiência gastronômica única para outra, dirija-se ao The Studio do outro lado da rua às 14h para um jantar íntimo de cheiro, sabor e toque. Geoff Sobelle apresenta FOOD , um comentário envolvente sobre como, por que e o que comemos .

Sentindo-se cansado? Você tem algumas horas para relaxar antes de um de seus dois shows noturnos. Mas se você quiser manter a energia alta, pode marcar algumas das atrações culturais imperdíveis em Edimburgo. Confira a Royal Scottish Academy para uma exibição sensacional do trabalho de Grayson Perry. Se você quiser continuar explorando, siga para outra das gloriosas galerias de Edimburgo; Stills, The National Portrait Gallery e Fruitmarket Gallery estão todos a poucos passos de distância.

Depois de ter um catálogo de galerias em seu currículo, você pode ir ao Usher Hall às 18h para a apresentação do concerto The Magic Flute. Junte-se a um elenco de cantores excepcionais e à Orquestra e Coro de Câmara Escocesa, liderados por seu Maestro Principal Maxim Emelyanychev, para uma apresentação da encantadora obra-prima de Mozart.

Ainda querendo mais? Cuidamos das suas últimas horas do dia no The Hub . Viaje até a sede do Festival Internacional, pegue uma bebida em nosso bar e aproveite a mistura inovadora de música tradicional escocesa e influências pop do Project Smok . Tudo começa às 22h, então você certamente vai querer dançar até tarde da noite. Com cinco shows agendados, é hora de descansar e se recuperar para o último dia do fim de semana do Festival.

domingo, 13 de agosto

Comece o dia com um doce da Lovecrumbs, uma padaria independente de Edimburgo cheia de deliciosos assados. Você poderá ouvir as gaitas de foles à distância, então por que não continuar sua experiência escocesa indo ao Traverse Theatre para Thrown às 11h? Comovente e dinâmico, Thrown lida com o pertencimento e a identidade na Escócia . Vai ser engraçado, vai ser alto, vai ser brutal. Depois de ser exposto à alegre realidade da luta livre, agora é o momento perfeito para visitar o Castelo. Se você quiser evitar as multidões na Royal Mile, suba o Johnson Terrace para ser saudado pela beleza avassaladora do Castelo de Edimburgo.

Enquanto estiver lá em cima, coma alguma coisa no favorito da equipe do Festival, o Hideout Café. Eles não apenas têm doces deliciosos, mas também oferecem deliciosos sanduíches para mantê-lo até o show da tarde. Filho de um médico e de uma jornalista, o realizador Tiago Rodrigues questionou-se frequentemente porque escolheu contar histórias sobre o mundo em vez de tentar salvá-lo de uma forma mais concreta. Em uma performance multilíngue, Tão Tão Impossível expõe a dissonância entre a vida profissional e a vida doméstica dos trabalhadores humanitários. Vá até o Lyceum, a apenas 10 minutos a pé da Royal Mile, para a apresentação das 14h30.

Se você gosta de um coquetel, vá ao Dragonfly na estrada de Grassmarket. Ou, se quiser esticar as pernas, dirija-se à jóia escondida da William Street para encontrar uma variedade de lojas de roupas, livrarias e cafés independentes. Talvez até se presenteie com uma roupa nova para seus shows noturnos! Em seguida, dirija-se ao Usher Hall para as 17h, onde o National Youth Choir of Scotland o levará sob sua proteção para duas obras icônicas da música coral do século XX para acalmar, intrigar e inspirar.

O dia ainda não acabou! Você tem tempo para jantar antes do último show do fim de semana. Atravesse a cidade pela Hanover Street para experimentar a visão de Nisha Katona de servir o “tipo de comida que os indianos comem em casa” no Mowgli Street Food. Nosso favorito pessoal tem que ser o Melaço Tamarind Fries – não deveria funcionar, mas funciona! Após a refeição, dirija-se ao Teatro do Festival às 21h para o Capítulo 3: A Brutal Jornada do Coração , onde nove dançarinos embarcam em uma intensa jornada explorando o amor e os relacionamentos. Eles se movem hipnoticamente como um conjunto através de altos e baixos emocionais com uma pontuação que varia de blues e country a folk e afrobeat.

TERCEIRA SEMANA

sexta-feira, 18 de agosto

Seu primeiro show do fim de semana é aquele que o manterá pensando até sua volta para casa. Duas companhias belgas premiadas se reúnem para Dimanche, uma impressionante performance visual que combina marionetes, vídeo, mímica e palhaçada . A performance se passa em um futuro próximo e é o fim do mundo como o conhecemos. Em sua pequena casa na cidade, uma família está prestes a passar o domingo junta, mas as paredes estão tremendo, fortes ventos e chuvas torrenciais rugem do lado de fora e a tempestade está apenas começando. Em meio a esse caos climático, os protagonistas tentam absurdamente manter uma vida familiar normal.

Após o show, você estará pronto para o jantar. Você tem uma variedade de restaurantes elogiados localmente na área de Morningside, então faça a sua escolha! Se você está procurando uma refeição vegana, Seeds for the Soul nunca decepciona. Se você gosta tanto, pode sempre voltar para provar o delicioso menu de brunch amanhã de manhã. Se você está procurando um caso mais aconchegante, o Three Birds é um para experimentar. Com uma atmosfera amigável e uma equipe à altura, você certamente terá uma noite relaxante antes de um sábado movimentado.

sábado, 19 de agosto

Comece o seu sábado com um brunch indulgente em um dos lindos cafés de Newington. Kilimanjaro Coffee, 21 de agosto e Kate’s são todos os favoritos da equipe do Festival. Se você quer algo em movimento, a Bakery 101 tem assados ​​​​de cair o queixo.

Uma vez abastecido, dirija-se ao The Queen’s Hall às 11h, onde o oboísta de renome internacional Albrecht Mayer e seus amigos apresentarão peças animadas de Mozart, Britten e Moeran. Mayer é oboé principal da Orquestra Filarmônica de Berlim e um renomado músico de câmara. Aprecie a elegância da música antes de ir almoçar.

Se procura algo leve, o Cult Coffee é um clássico de Edimburgo. Fique à vontade no interior ou use as mesas do café do outro lado da rua. Esteja avisado, eles estão do lado de fora da incrivelmente tentadora loja de plantas Green Meadows, então não se surpreenda se você sair com mais do que o estômago cheio!

Você tem algum tempo antes de sua próxima apresentação, então caminhe até Dean Village e explore o rio tranquilo e escondido. A floresta encantada parece ter saído diretamente de um livro de Lewis Carroll, Dean Village é uma das aldeias mais antigas que ficam ao redor do Royal Burgh original de Edimburgo. De lá, siga para Stockbridge, conhecida por suas cafeterias independentes e elegantes casas georgianas. Tome um café com nossos parceiros, The Pantry, antes de voltar para o The Edinburgh Playhouse para uma apresentação às 19h30 de The Rite of Spring / common ground[s] .

A estreia no Reino Unido de  A Sagração da Primavera, de Pina Bausch  , foi realizada em 1978 no Festival Internacional. Este ano, regressa com a coreografia original e um elenco de 34 bailarinos especialmente reunidos de 14 países africanos. Neste trabalho pioneiro, em um palco coberto de terra, dançarinos se enfrentam e se envolvem em uma luta selvagem e poética ao som da música de Igor Stravinsky.  Descubra mais sobre  A Sagração da Primavera  no nosso blog.

Dirija-se à ponte George IV para uma refeição tradicional escocesa com um toque especial no The Cellar Door. Este restaurante escondido no porão fica a apenas algumas portas de onde se diz que Harry Potter foi escrito. Para produtos escoceses sazonais de origem local, este é o lugar para estar. Seu próximo show é na casa do Festival Internacional de Edimburgo, The Hub , então por que não tomar uma bebida rápida antes? Mantendo o tema de locais ocultos, veja se você consegue encontrar o Advocate’s Close próximo à Royal Mile. Esprema o beco estreito para chegar ao Devil’s Advocate para descobrir coquetéis personalizados e mais de 300 tipos de uísque.

Termine a sua noite no The Hub, o edifício com o ponto mais alto de Edimburgo, para The Aga Khan Master Musicians às 22:00 . Reunidos pelo Programa de Música Aga Khan, esses músicos exploram como a inovação musical pode contribuir para a revitalização do patrimônio cultural. Os membros do grupo criam e executam músicas inspiradas em suas raízes nas culturas do Oriente Médio e Bacia do Mediterrâneo, Ásia Central, Sul da Ásia e China. Absorva a riqueza cultural da música e prepare-se para mais um dia de loucura do Festival.

domingo, 20 de agosto

Aproveite a manhã para marcar algumas atividades obrigatórias em Edimburgo. Assista aos artistas de rua na Royal Mile e depois passeie pelos Museus Nacionais de Edimburgo. Certifique-se de subir até o terraço para ter uma das melhores vistas do horizonte da cidade.

Seu show da tarde espera por você no Lyceum. Vá para lá às 15h para Phaedra/Minotaur , uma dupla sensacional que combina o último trabalho vocal de Benjamin Britten, a poderosa cantata Phaedra , com a emocionante nova peça de dança Minotaur . Primeiro, a cantata de Benjamin Britten conta a história de Fedra e seu desejo ardente por seu enteado, Hipólito. Em Minotauro , conhecemos Ariadne (irmã de Fedra), seu amante Teseu e seu meio-irmão – o próprio Minotauro. Através da coreografia comovente de Kim Brandstrup, acompanhamos o conflito, a luxúria e a dor dos personagens pelas profundezas do labirinto.

Você está pronto para sua última noite em Edimburgo? Você tem algumas horas para se deliciar no jantar. Se você está sentindo que é hora de realmente se mimar, vá para Noto na escondida Thistle Street para coquetéis sob medida, pequenos pratos cheios de sabor e vinhos raros.

Finalmente, chegou a hora do seu último show do fim de semana, e ele será memorável. Dirija-se ao Usher Hall para a apresentação às 19h de ‘A Child of Our Time’ de Tippett. Sir Andrew Davis rege a Royal Scottish National Orchestra e o Edinburgh Festival Chorus nesta profunda exploração da natureza humana e nossa busca coletiva por luz na escuridão. O programa abre com a apresentação do 60º aniversário do Concerto para Orquestra de Tippett, uma obra encomendada pelo Festival Internacional e estreada no Usher Hall em 1963. Que alegria será ver uma peça completar o ciclo.

QUARTA SEMANA

sexta-feira, 25 de agosto

Comece o fim de semana com ninguém menos que o lendário Alvin Ailey American Dance Theatre: Programa 1 no Festival Theatre às 19h30 . A performance abre com  BUSK de Aszure Barton , uma peça que examina a sabedoria multifacetada do corpo humano. Com uma pontuação animada,  BUSK  foi descrito como observando o desenrolar físico da psique humana. Isso é seguido pela estreia no Reino Unido de  Are You in Your Feelings? , uma celebração da cultura negra, da música negra e do espírito jovem que perdura em todos nós.  Conheça melhor Kyle Abraham e saiba mais sobre sua carreira e inspirações em nosso blog . A performance encerra com  Revelações, a rica homenagem de Alvin Ailey às ricas tradições culturais afro-americanas.

Para a sua primeira refeição na cidade, dirija-se ao intimista restaurante francês Chez Jules em New Town. É um dos favoritos dos moradores de Edimburgo por sua decoração, comida e vinho tradicionais franceses. Se você estiver com orçamento limitado esta semana, é o lugar perfeito com um delicioso bife por apenas £ 12,90 e uma variedade de outros pratos acessíveis.

sábado, 26 de agosto

Os fins de semana em Edimburgo podem ser agitados e avassaladores, então por que não ir até o The Queen’s Hall, um oásis tranquilo no meio da cidade. Se procura um pequeno-almoço saudável para começar o dia, experimente o Snax Café. Com um delicioso café da manhã escocês completo (e opção vegana também!), é a refeição pré-show perfeita. A emocionante violinista Patricia Kopatchinskaja une forças com a orquestra de câmara Camerata Bern para uma nova apresentação envolvente de As Sete Últimas Palavras de Cristo de Haydn às 11h. Apresentado em frente a uma nova instalação de vídeo ousada, Kopatchinskaja traz energia à coleção inovadora de movimentos de Haydn. A música abre com uma nobre introdução e termina com um tempestuoso final ‘Earthquake’. A reflexão artística de Liebert sobre a música de Haydn apresenta imagens projetadas em três telas, simbolizando as três cruzes. 

Dirija-se a Meadows e pegue um famoso chocolate quente da van Uplands Roast para satisfazer as papilas gustativas em sua jornada. Pode facilmente haver uma partida de críquete enquanto você caminha, então por que não se sentar em um dos muitos bancos e obter sua dose diária de esporte? Mude de um dos belos espaços verdes de Edimburgo para outro e junte-se a nós em Charlotte Square Gardens. Normalmente encerrado ao público, para o último fim-de-semana do Festival Internacional abre à audição partilhada e gratuita a partir das 12h00 . Normalmente não aberto ao público, este belo cenário é o espaço perfeito para passear por uma paisagem sonora de música clássica. O evento durará quatro horas, então entre e saia como quiser.

É hora de almoçar. Você está cercado por alguns dos melhores restaurantes de Edimburgo, bem no coração da Cidade Nova e, como é o último fim de semana, vamos nos deliciar! Pegue uma mesa no restaurante mediterrâneo tranquilo e cheio de plantas, The Garden. A cozinha fecha às 14h todos os dias, portanto, certifique-se de fazer seus pedidos com antecedência.

O Lyceum está esperando por você e fica a apenas 10 minutos a pé. A premiada companhia de teatro internacional Cheek by Jowl apresenta uma nova versão radical de um clássico espanhol, Life is a Dream . Um príncipe está acorrentado em uma montanha desde o nascimento, seguindo uma profecia de que ele está destinado a se tornar um tirano. Ao ser solto, ele descobre um mundo completamente diferente daquele que sempre conheceu. Isso é realidade ou tudo é apenas um sonho? Descubra o que é Life is a Dream em nosso blog .

Hora de relaxar e apreciar a beleza da cidade. Suba Calton Hill para uma das melhores vistas de Edimburgo. Se você olhar para o norte, poderá ver nossas costas e Fife à frente. Se você olhar para o leste, poderá ver vistas deslumbrantes de Arthur’s Seat e, se olhar para o oeste, poderá apreciar as vistas da cidade. Se você gosta de caminhar mais longe em busca de vistas mais deslumbrantes, pode escolher entre Blackford Hill, Arthur’s Seat, Corstorphine Hill ou Pentlands.

Depois de absorver tudo, é hora de jantar cedo. Caminhe até Bruntsfield, onde seu próximo local está ao virar da esquina. Bruntsfield está repleta de restaurantes independentes e você é mimado pela escolha. Para um banquete italiano, vá ao Tempo Perso ou, se estiver procurando por uma refeição mais leve, atravesse a rua para ecanter Winery and Dinery, que é perfeito para bebidas e petiscos antes do show.

Continue em direção a Morningside e você chegará ao Church Hill Theatre para ver a releitura radical de Daisy Evan do Castelo do Barba Azul . Evans reinventou a assombrosa obra-prima operística de Bartók como uma história de amor. Você pode estar familiarizado com a história original – Bluebeard leva sua noiva para casa em seu castelo, apenas para ela descobrir suas três ex-esposas atrás de uma porta trancada. Nesta versão, em vez de portas sinistras, um baú trancado fica na sala de estar. Judith implora para que seja aberto, uma e outra vez, e como é, as memórias se espalham – um casamento, um filho, uma família. Este castelo não é uma masmorra úmida e sem ar, mas sim um lar feliz onde Judith e Barba Azul compartilharam suas memórias mais preciosas.

Processe a beleza da performance em um clássico de Grassmarket, Cold Town House. Com uma vista imbatível do Castelo, sente-se na cobertura e aprecie as cenas da história de Edimburgo.

Dirija-se à casa do Festival Internacional de Edimburgo, The Hub , para o seu último show do dia. Nai Barghouti é acompanhada por seu quarteto para um banquete musical repleto de jazz que afirma a vida e mostra uma profundidade vertiginosa de influências internacionais. Nai Barghouti fez sua primeira turnê no Reino Unido com seu som de jazz árabe em 2017, tornando-se rapidamente a favorita do público em todo o país. Seus colegas músicos refletem essa fusão musical, tocando instrumentos de teclas e baixo para qānūn e uma variedade de percussão. Juntos, eles criam o acompanhamento perfeito para os vocais surpreendentes de Barghouti.

domingo, 27 de agosto

Aproveite sua manhã visitando Stockbridge Market, bem no coração de um dos bairros mais bonitos de Edimburgo. Siga pela icônica Circus Lane, saindo para a agitação de cafeterias, restaurantes e lojas de varejo independentes. Faça uma refeição em um dos muitos cafés amados; nossos parceiros The Pantry , Cowan and Sons ou Soderberg. Stockbridge Market é o lugar perfeito para acumular suprimentos para um piquenique. Com uma enorme variedade de produtos frescos de origem local, por que não fazer as malas para almoçar e ir para um dos muitos espaços verdes de Edimburgo no final do dia?

Quando estiver pronto, caminhe até o The Studio for FOOD com Geoff Sobelle às 14h . Um jantar íntimo de olfato, paladar e tato, esta peça é uma performance envolvente do teatrólogo absurdo. O público reúne-se à volta de uma mesa de jantar com sons, aromas e texturas a moldar uma conversa sobre memórias pessoais, consumo e evolução da alimentação.

Terminada a sua penúltima apresentação, é hora de reenergizar com um jantar. Para uma refeição saudável e refrescante, dirija-se a Kanpai. Localizado logo atrás do Usher Hall, é um dos restaurantes de sushi mais bem cotados em Edimburgo. Dê a si mesmo algum tempo para relaxar enquanto se prepara para o final do fim de semana.

Às 18h00, a Orquestra Sinfônica Escocesa da BBC e o Coro do Festival de Edimburgo se juntam a três solistas vocais para o final poderoso do programa Usher Hall . Para o Concerto de Encerramento, a maestrina Karina Canellakis, conhecida por apresentar performances carregadas de emoção, assume proezas de contar histórias musicais neste programa narrativo.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *