Fotografia é ponto forte do Festival de Curitiba: fotógrafos oficiais escolhem as melhores imagens de 2023

Daniel Sorrentino, ao centro, com sua equipe de fotógrafos oficiais do Festival de Curitiba: imagens de qualidade são ponto forte na comunicação do evento © Leonardo Lima Agência Daniel Sorrentino @festivaldecuritiba Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL AO FESTIVAL DE CURITIBA*

Fotografia de teatro da melhor qualidade. Este é um dos pontos fortes na história do Festival de Curitiba. E não foi diferente em sua 31ª edição, realizada de 27 de março a 9 de abril, na capital do Paraná, para onde rumaram 1.500 artistas do Brasil e do mundo aplaudidos por mais de 200 mil pessoas em 14 dias do maior evento das artes cênicas na América Latina.

Se o teatro é arte efêmera, a fotografia é a forma de eternizar a magia dos palcos.

Para isso, um talentoso time de oito fotógrafos, um coordenador e uma editora compõe a equipe da fotografia oficial do Festival de Curitiba em 2023.

Este verdadeiro batalhão das imagens está a cargo do fotógrafo e coordenador Daniel Sorrentino, nome experiente da fotografia nacional radicado há cinco anos em Porto, Portugal, onde cursa mestrado.

Fotógrafos oficiais do Festival de Curitiba: a mais competente equipe de imagens do Brasil sob comando de Daniel Sorrentino © Leonardo Lima Agência Daniel Sorrentino @festivaldecuritiba Blog do Arcanjo 2023

Sorrentino faz questão de viajar anualmente ao Brasil para comandar as imagens que eternizam o principal evento do teatro brasileiro.

Ele concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo e também posou com exclusividade com sua equipe para nosso site — “Faltou a Virginia Benevenuto, que literalmente ficou presa em um teatro na hora da foto”, adiantou.

O papo foi feito em uma rápida pausa em plena Sexta-Feira da Paixão, em meio à correria da edição das fotos para subir no Flickr Oficial do Festival de Curitiba. É lá que a equipe de comunicação do evento, artistas, imprensa e produtores baixam rapidamente as belas imagens, que logo garantem inúmeras curtidas nas redes sociais e brilham nos sites e portais, entre eles o Blog do Arcanjo.

Sorrentino lembra que foram muitas mudanças desde que começou a fotografar o Festival de Curitiba, 18 anos atrás.

“Quando aceitei o convite do Festival de Curitiba para fazer o registro fotográfico, em 2005, fiz toda a cobertura sozinho. Naquela época, a Mostra Oficial tinha apenas 12 espetáculos e o Fringe era algo com cerca de 80 peças”, recorda o fotógrafo.

“Com o passar do tempo, das tecnologias e das formas de comunicação com o público, era necessário fazer uma cobertura muito mais extensa, de um Festival que aumentava de tamanho a cada ano”, lembra.

“Um ano após a minha estreia, monto minha primeira equipe, composta de apenas três pessoas. Hoje, 18 anos depois, o time conta com oito profissionais gabaritadíssimoss e mais uma editora de fotografia que também faz a distribuição de pautas e é meu alicerce de trabalho”, explica.

Números do Flickr do Festival de Curitiba

Desde 2014, as fotos do Festival de Curitiba são disponibilizadas em seu Flickr Oficial. Desde então, foram quase 7 milhões de visualizações. Em 2023, as fotos começaram a ser publicadas no dia 25 de março e, de lá pra cá, foram mais de 420 mil visualizações. “Esse número tende a aumentar no decorrer do ano e devemos chegar a 700 mil visualizações”, prevê o coordenador de fotografia Daniel Sorrentino. “Este ano fizemos mais de 40 mil fotos, sendo que teremos publicadas cerca de 16 mil, resultado da cobertura de 180 atrações”, enumera.

Orgulho da equipe

Sou muito orgulhoso da equipe de fotografia que criei no Festival de Curitiba, forjada durante anos, nos quais tive a oportunidade e honra de poder ter gente que iniciou sua carreira de fotografia no Festival de Curitiba. São minha base de suporte e cumprem a tarefa com maestria.

Daniel Sorrentino
Coordenador de Fotografia do Festival de Curitiba

Primeira fila a distância

O verdadeiro conglomerado de imagens do Festival de Curitiba só é publicado em velocidade estonteante porque Daniel Sorrentino conta com uma parceira fundamental, Ana Willerding, que edita as fotos em tempo real, direto de Portugal, onde fica conectada o tempo todo com a equipe, mesmo com o Oceano Atlântico no meio.

O Festival de Curitiba é um ambiente mágico. Infelizmente, esses últimos anos tenho trabalhado a distância. Mas editar as imagens que vêm da equipe de fotografia me transportam para esta energia mágica do teatro. E é como se estivesse na primeira fila de cada peça registrada.

Ana Willerding
Editora de Fotografia do Festival de Curitiba

Fotógrafos oficiais do Festival de Curitiba escolhem sua imagem preferida da 31ª edição em 2023

Com é tradição, a convite do Blog do Arcanjo, os fotógrafos oficiais do Festival de Curitiba coordenados por Daniel Sorrentino escolheram sua imagem preferida na 31ª edição do evento – 2023. Veja só quanta beleza.

Daniel Sorrentino
@dansorrel

Ovos Não Têm Janela foi a imagem escolhida pelo fotógrafo oficial e coordenador de fotografia Daniel Sorrentino no 31º Festival de Curitiba

Ovos Não Têm Janelas é a peça de estreia do “cumpadre” Beto Bruel, que sempre foi o mago das luzes. O texto é uma loucura sem fim que fala das bolhas que cada indivíduo vive, absorto em seu próprio mundo, mesmo estando em lugares comuns, à espera de um Doutor que vai ajudar a resolver os seus problemas. Me vi em todos os atores e me vi no diretor, uma vez que, volta e meia, nossa carreira nos faz evoluir para outros desafios.

Daniel Sorrentino
Coordenador de Fotografia do Festival de Curitiba

Lina Sumizono
@lina.sumizono

c h ãO foi a imagem escolhida pela fotógrafa oficial Lina Sumizono no 31º Festival de Curitiba

Esta foto do espetáculo Chão, da Improvável Produções, fez muito sentido para mim. É uma analogia com o mundo em que vivemos, onde as poeiras dos tapetes são levantadas.

Lina Sumizono
Fotógrafa Oficial do Festival de Curitiba

Virginia Benevenuto
@virginiabenevenuto

O Arquipélago foi a imagem escolhida pela fotógrafa oficial Virginia Benevenuto no 31º Festival de Curitiba

O Festival de Curitiba proporciona encontros com as mais diversas pessoas e principalmente com nossas emoções mais íntimas. São muitas as peças que despertam as mais variadas emoções. Uma das que trago guardadas em minha alma, por sua profunda sensibilidade, é a peça O Arquipélago, um solo da Súbita Companhia que parte das experiências individuais do próprio ator, Pablito Kucarz.

Virginia Benevenuto
Fotógrafa Oficial do Festival de Curitiba

Dayana Jacqueline
@day_jacqueline

Cartas para Alguém foi a imagem escolhida pela fotógrafa oficial Dayana Jaqueline no 31º Festival de Curitiba

Cartas para Alguém é uma apresentação de dança que conversa com as emoções de maneira belíssima e um show de movimentos admiráveis.

Dayana Jacqueline
Fotógrafa Oficial do Festival de Curitiba

Annelize Tozetto
@annelizetozetto

Um Tartufo foi a imagem escolhida pela fotógrafa Annelize Tozetto no 31º Festival de Curitiba

Gostei de fotografar Um Tartufo, da Cia Teatro do Esplendor e com direção de Bruce Gomlesky, porque a peça usa o não dito para contar uma história. Definitivamente, não foi fácil captar o desespero de quem já viveu um assédio em uma única imagem.

Annelize Tozetto
Fotógrafa Oficial do Festival de Curitiba

Humberto Araujo
@humbertooaraujo

Sobrevivente foi a imagem escolhida pelo fotógrafo oficial Humberto Araujo no 31º Festival de Curitiba

Escolhi esta imagem que mostra a força da peça Sobrevivente, com Nena Inoue.

Humberto Araújo
Fotógrafo Oficial do Festival de Curitiba

Susan Sena
@susansenafotografia

E.L.A foi a imagem escolhida pela fotógrafa oficial Susan Sena no 31º Festival de Curitiba

Escolhi essa imagem da atriz Jéssica Teixeira em E.L.A., representatividade do que foi o Festival. Linda e maravilhosa, em sua apresentação esplêndida e perfeita!

Susan Sena
Fotógrafo Oficial do Festival de Curitiba

Solomon Plaza
@solomonrplaza

Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos foi a imagem escolhida pelo fotógrafo oficial Solomon Plaza no 31º Festival de Curitiba

Escolhi e imagem da peça Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos, porque o coice dessa obra foi forte, certeiro e com efeito prolongado.

Solomon Plaza
Fotógrafo Oficial do Festival de Curitiba

Rodrigo Leal
@lealfotografias

Hamlet foi a imagem escolhida pelo fotógrafo oficial Rodrigo Leal no 31º Festival de Curitiba

Hamlet, do Teatro La Plaza do Perú: Um clássico em sua nova roupagem encantando o Festival de Curitiba.

Rodrigo Leal
Fotógrafo Oficial do Festival de Curitiba

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *