Evandro Mesquita apresenta Mish Mash no Festival de Curitiba e diz: ‘Força da arte é falar com o povo’

Evandro Mesquita no 31º Festival de Curitiba © Annelize Tozetto – Agência Daniel Sorrentino @festivaldecuritiba Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL AO FESTIVAL DE CURITIBA*

Aos 71 anos, Evandro Mesquita permanece um garoto da praia de Ipanema. Personagem central do teatro, música pop e audiovisual brasileiros dos últimos 50 anos, ele foi convocado pelo 31º Festival de Curitiba para apresentar o Mish Mash, o grande show de variedades e artes circenses do evento. Um dos fundadores do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone na década de 1970 e da banda Blitz, ícone do pop rock nacional nos anos 1980, ele segue acreditando que arte precisa se comunicar com o povo e atingir públicos fora de seu nicho.

“Acho fundamental que a arte chegue para todo mundo. Já era uma das nossas preocupações no teatro, ainda na década de 1970. Não falar apenas para o nosso nicho de pessoas que tem as mesmas informações que a gente”, disse Evandro neste sábado (8), durante a entrevista coletiva da Sala Jô Soares do Festival de Curitiba, no Hotel Mabu da Praça Santos Andrade, centro da capital do Paraná.

O Mish Mash 2023 fecha o festival de Curitiba nos dias 8 e 9 de abril no Viasoft Experience.

Evandro Mesquita e Leandro Knopfholz, diretor e idealizador do Festival de Curitiba © Daniel Sorrentino @dansorrel @festivaldecuritiba Blog do Arcanjo 2023

Trajetória de sucesso

Evandro começou a carreira no grupo de teatro carioca Asdrúbal Trouxe o Trombone, formado em meados dos anos 1970 ao lado de nomes como Regina Casé, Perfeito Fortuna, Hamilton Vaz Pereira, Patrícya Travassos e Luís Fernando Guimarães e outros tantos, que revolucionou a comédia brasileira.

“Eu estou muito contente de estar aqui neste momento em que a gente tá precisando dessa oxigenada de arte e cultura. Curitiba está dando um exemplo sensacional e no circo eu me sinto em casa”, disse.

O vocalista da Blitz, banda pioneira do rock brasileiro nos anos 1980, lembrou dos tempos que era um aspirante a artista e falou que reconheceu a mesma atmosfera no Festival de Curitiba. “A gente viajava o Brasil inteiro de carona, sem estrutura e juntava a grana na caixinha de queijo caturipy. Era a força da arte pegando a gente em cheio: jovens e querendo mudar o mundo eu sinto tudo isso aqui muita energia no festival” disse.

Evandro disse que a fama recente de seu personagem na série A Grande Família, no ar na Rede Globo entre 2001 e 2014, ainda reverberam, mas que tem grande carinho por aquele trabalho.

“O ‘Paulão da Regulagem’ me persegue até hoje, mas era uma grande curtição. O programa era um jazz: tinha um texto e que a gente improvisava em cima e era popular e sofisticado”, conclui.

Evandro Mesquita no 31º Festival de Curitiba © Annelize Tozetto – Agência Daniel Sorrentino @festivaldecuritiba Blog do Arcanjo 2023

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *