Peça 12 Anos ou A Memória da Queda transpõe história de homem escravizado dos EUA para o Brasil
O ator David Junior na peça 12 Anos ou A Memória da Queda, que estreia no CCBB-SP – Foto: Ale Catan/Divulgação – Blog do Arcanjo 2023
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A peça 12 Anos ou A Memória da Queda estreia nesta quinta, 2 de março, no CCBB-SP, na Sé, em São Paulo, transpondo uma famosa história estadunidense para o estado de Goiás.
O espetáculo é inspirado no livro 12 Anos de Escravidão, de Solomon Northup, que também deu origem ao filme homônimo que venceu o Oscar de 2014 de Melhor Filme, além de Melhor Atriz Coadjuvante para Lupita Nyong’o e Melhor Roteiro Adaptado.
A montagem brasileira conta a história de um homem negro que, após aceitar um trabalho, é sequestrado e escravizado por doze anos. Onisajé e Tatiana Tiburcio assinam a direção.
Idealizada por Felipe Heráclito Lima, a montagem aborda uma temática ainda pulsante atualmente: a escravização dos corpos negros. Ao se deparar com uma pesquisa sobre a quantidade inacreditável de trabalhadores em regime análogo à escravidão em fazendas de búfalo da Ilha de Marajó (PA), o artista questionador percebeu o quanto o assunto, até então por ele ignorado, precisava ser debatido.
Segundo a direção, as alegorias utilizadas pelas diretoras entram na cena por meio dos personagens de David Júnior, Bruce de Araujo e Cintia Rosa, o trio de protagonistas que traduz em imagem, movimento e discurso, dentro de certo realismo fantástico, os arquétipos da história original, 12 Anos de Escravidão.
12 ANOS OU A MEMÓRIA DA QUEDA
Temporada: 2 de março a 9 de abril de 2023.
Horário: Quintas e sextas, 19h | Sábados e domingos, 17h.
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia) em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Capacidade: 120 lugares
Retire seu ingresso!
Ficha Técnica:
Elenco: David Júnior, Cintia Rosa e Bruce de Araujo.
Dramaturgia original: Maria Shu.
Texto Final: Onisajé.
Direção Artística: Tatiana Tiburcio e Onisajé. Idealização: Felipe Heráclito Lima.
Coordenação Geral e Artística: Anna Sophia Folch e Felipe Heráclito Lima.
Direção de Produção: Leila Maria Moreno e Felipe Valle.
Assistente de Direção: Cridemar Aquino.
Direção Musical e Música Original: Jarbas Bittencourt.
Cenografia: Wanderley Gomes, Cachalote Mattos e Tatiana Tiburcio.
Figurino: Wanderley Gomes, Guto Carvalhoneto e Tatiana Tiburcio.
Siga @miguel.arcanjo no Instagram
Ouça Arcanjo Pod no Spotify
Blog do Arcanjo no YouTube
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. Mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Ganhou o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Governo do Estado de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.