Imperatriz Leopoldinense vence Carnaval Rio de Janeiro 2023 com Lampião

Imperatriz Leopoldinense foi a quarta escola na segunda e sagrou-se campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2023 – Foto: Gabriel Monteiro/Riotur – Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Imperatriz Leopoldinense é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2023 com um enredo sobre Lampião e quebra jejum de 22 anos sem vencer.

Ao conquistar o campeonato de 2023 de forma brilhante, com um enredo que tentava buscar uma explicação para o pós-vida de Lampião, o Rei do Cangaço, a Imperatriz Leopoldinense liderou a apuração de ponta a ponta, não permitindo que suas principais rivais encostassem.

Venceu com 269,8 pontos, com 0,1 (um décimo de vantagem sobre a vice-campeã, Unidos do Viradouro (269,7 pontos) e 0,5 (cinco décimos) sobre a Vila Isabel (269,3 pontos) de Paulo Barros, terceira colocada.

A Beija-Flor de Nilópolis ficou em quarto lugar, com 269,2 pontos; a Mangueira, em quinto, com 269,1; e a Grande Rio, em sexto, com 268,6. As seis primeiras colocadas voltarão à Sapucaí no próximo Sábado, 25, para o Desfile das Campeãs.

Último colocado do Grupo Especial, o Império Serrano retornou à Série Ouro, de onde subiu, no ano passado, com um enredo assinado por Leandro Vieira – o mesmo carnavalesco que deu a tão sonhada vitória à Imperatriz Leopoldinense, com “O aperreio do cabra que o Excomungado tratou com má-querença e o Santíssimo não deu guarida”.

A Mocidade Independente foi a única Escola a sofrer uma penalidade regulamentar. Foi multada em R$ 60 mil por não haver retirado suas alegorias da área de dispersão no período estipulado.

A Unidos do Porto da Pedra foi a campeã da Série Ouro e subiu para o Grupo Especial, onde desfilará, em 2024. Já a Império Serrano foi rebaixada do Grupo Espeical para a Série Ouro no próximo ano.

As seis primeiras colocadas do Grupo Especial e a campeã da Série Ouro desfilam no Sábado das Campeãs, 24 de fevereiro.

CARNAVAL 2023
RIO DE JANEIRO

Classificação final

1ª Imperatriz Leopoldinense 269,8

2ª Viradouro 269,7

3º Vila Isabel 269,3

4º Beija-Flor 269,2

5º Mangueira 269,1

6º Grande Rio 268,6

7º Salgueiro 268,5

8º Paraíso Do Tuiuti 268,3

9º Unidos Da Tijuca 268,2

10º Portela 267,7

11º Mocidade 266,6

12º Império Serrano 265,6

Acompanhe o Carnaval no Blog do Arcanjo!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *