Carnaval 2023 Rio de Janeiro: Beija-Flor e Tuiuti são destaques no Prêmio Estandarte de Ouro
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Beija-Flor foi eleita a melhor escola do Grupo Especial, pelo júri do Estandarte de Ouro 2023, promovido pelos jornais O Globo e Extra. Mas quem levou mais categorias foi a Paraíso do Tuiuti, com quatro troféus: bateria, comissão de frente, samba-enredo e puxador (intérprete). O Blog do Arcanjo mostra os vitoriosos, que foram conhecidos nesta terça, 21 de fevereiro.
ESTANDARTE DE OURO 2023
GRUPO ESPECIAL
Escola – Beija-Flor
Bateria – Paraíso do Tuiuti
Comissão de frente – Paraíso do Tuiuti
Samba-enredo – Paraíso do Tuiuti
Puxador – Wander Pires, do Paraíso do Tuiuti
Ala de passistas – Vila Isabel
Prêmio Fernando Pamplona – abre-alas da Mocidade
Enredo – Imperatriz Leopoldinense
Ala – Chopinho de Olaria, da Imperatriz Leopoldinense,com as “Paisagens Sertanejas Mandacaru”
Ala das baianas – Grande Rio
Mestre-sala – Claudinho, da Beija-Flor
Porta-bandeira – Cintya, da Mangueira
Inovação – Drones da Portela
Revelação – Vitinho, mestre de bateria do Império Serrano
Personalidade – a ex-porta-bandeira Irene Silva, em deferência ao centenário da Portela
SÉRIE OURO
Escola – Unidos do Porto da Pedra. A vermelho e branco de São Gonçalo, que se apresentou na madrugada do último domingo na Sapucaí, trouxe o enredo “A invenção da Amazônia”, do carnavalesco Mauro Quintaes, mostrando a exuberância da floresta e fazendo um apelo pela sua preservação.
Samba-enredo – Lins Imperial, com “Madame Satã: resistir para existir”, dos compositores Paulo Cesar Feital, Claudio Russo, Mateus Pranto, Naldo, Genésio, Kiko Vargues, Jefferson Oliveira e Samuel Gasman.
Estandarte de Ouro
O Estandarte de Ouro é apresentado por FIT Combustíveis, com patrocínio de Invest.Rio e realização dos jornais O GLOBO e Extra. Desde 1972, o prêmio contempla a renovação, a criatividade e a emoção.
Acompanhe o Carnaval no Blog do Arcanjo!
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.