Carnaval São Paulo: Afoxé Filhos da Coroa de Dadá escolhe corte para abrir desfiles no Anhembi
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Tradicional na folia paulistana, sempre abrindo os desfiles no Sambódromo do Anhembi, o Afoxé Filhos da Coroa de Dadá coroou a corte para o Carnaval São Paulo 2023. Sandro Pinto e Tânia Shaggy são rei e rainha neste ano. A cerimônia, com componentes do afoxé, aconteceu na nova sede da Liga-SP, na Fábrica do Samba.
Para apreciar o desfile do Afoxé Filhos da Coroa de Dadá, a dica é chegar ao Sambódromo do Anhembi um pouquinho mais cedo no dia 18 de fevereiro, segunda noite de desfiles do grupo Especial, porque, a partir das 20h30, tem Afoxé abrindo os caminhos para as escolas de samba, com uma homenagem a Oxaguiã, o arquétipo jovem e guerreiro do orixá Oxalá no candomblé.
Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo
Na cidade que respira arte e cultura, o espetáculo é tradição, mas, a cada ano, a experiência é única e inesquecível. Nos dias 11, 17, 18 e 19 de fevereiro, as agremiações paulistanas retornam ao sambódromo do Anhembi. Os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo renovam seu caráter multifacetado e artístico, tornando o Carnaval paulistano em um verdadeiro festival de cultura popular, para todas as idades. No dia 25 de fevereiro, a temporada encerra com o Desfile das Campeãs. Veja a programação completa aqui.
Nova sede da Liga-SP
A poucos dias do começo dos desfiles, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e seus 34 presidentes e representantes receberam a visita do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na nova sede, localizada na Fábrica do Samba, nesta segunda-feira (30). Marcaram presença, também, Gustavo Pires, presidente da SPTuris, e Fabio Riva, vereador de São Paulo.
“Estar aqui é mais um gesto de agradecimento e reconhecimento por parte da Prefeitura pelo empenho das 34 Escolas. Isso gera emprego, renda e visibilidade para a cidade”, afirmou o prefeito. O convite, ressaltou o presidente da Liga-SP, Sidnei Carriuolo, é uma congratulação do samba pelo apoio da Prefeitura.
A nova sede da Liga-SP faz parte do projeto da Fábrica do Samba, cuja obra só foi concluída em março de 2022. Além da organizadora do Carnaval, o complexo abriga 14 galpões, destinados às escolas de samba do grupo Especial. “A construção ficou parada por anos. Retomamos e entregamos no ano passado, mesmo sem a prometida verba Federal, pois sabemos a dimensão dessa festa e como era necessário esse local. Fortalecer o trabalho de vocês é fortalecer a nossa cidade. Exatamente por isso, a nossa administração sabe que precisamos dar apoio em todos os sentidos para que o Carnaval aconteça”, destacou Ricardo Nunes, durante a visita.
Já de olho nos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo, Ricardo Nunes também teve a oportunidade de visitar os barracões das agremiações do Especial para conferir o que vem por aí nos dias 17 e 18 de fevereiro.
Acompanhe a cobertura do Carnaval no Blog do Arcanjo!
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.