★★★★ Crítica | O Pequeno Príncipe, O Musical é o melhor espetáculo infanto-juvenil de 2022

Thiago Machado e Anna Beatriz Simões em O Pequeno Príncipe, O Musical: elenco afiado e afinado em texto clássico da literatura infanto-juvenil – Foto: Marcos Mesquita – Blog do Arcanjo

O Pequeno Príncipe, O Musical
Avaliação: Muito Bom ★★★★

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Uma história clássica que atravessa gerações desde 1943 com alto poder de emocionar e ensinar coisas fundamentais sobre a vida. Assim é O Pequeno Príncipe, livro icônico de Antoine de Saint-Exupéry.

Se ler a história já é uma aventura fascinante, independentemente da idade do leitor, vê-la ganhar vida em formato de teatro musical é ainda mais. Um feito capaz de mexer com memórias afetivas profundas.

E isso é mérito, obviamente, de uma equipe coesa e talentosa sob comando da diretora artística Fernanda Chamma, nome crucial de nossos musicais, neste que é o melhor espetáculo infanto-juvenil de 2022.

A obra imperdível obra encerra temporada no Teatro Villa Lobos, em São Paulo, neste domingo, 18 de dezembro.

Sheila Dryzun é a responsável por criar uma dramaturgia que consegue ser fiel ao livro, ao mesmo tempo em que traz pitadas de novidades, com supervisão da experiente e premiada versionista Mariana Elisabetsky.

Thaigo Gimenes assina a direção musical, além de ter composto as belíssimas canções originais ao lado de Sheila Dryzun, Maria Zélia Marão e Marcus Vinicius Silva.

No comando da direção de produção está a poderosa Renata Alvim, nome que já pilotou sucessos arrebatadores como O Rei Leão e O Fantasma da Ópera, com realização da Luk Produções.

Katia Barros cria coreografias que envolvem o público, com assistência de Thiago Garça, enquanto que Daniela Cury assina como diretora associada.

Anderson Bueno, outro nome premiadíssimo, surge com um visagismo exuberante, tal qual os figurinos criados por Theodoro Cochrane, certamente um dos melhores desta temporada. Também é preciso nomear a iluminação e a cenografia, que se casam criando ambientes de rara beleza.

Bruna Guerin e Anna Beatriz Simões em O Pequeno Príncipe, O Musical, melhor infanto-juvenil de 2022 no teatro – Foto: Marcos Mesquita – Blog do Arcanjo

Elenco afiado e afinado

Percebe-se que este é um trabalho embalado por puro amor. E é no elenco, afiado e afinado, que mora a grande força da montagem.

Thiago Machado, ator potente e repletos de recursos de nossos musicais, dá ao melancólico Aviador o peso e a sutileza necessária que o personagem condensa, tornando o personagem ainda mais importante.

Luciana Ramanzini brilha como a arisca Raposa, enquanto que Bruna Guerin, outra estrela de primeira grandeza, faz de sua passional Rosa outro ponto forte da encenação.

As quatro crianças que se dividem no posto de protagonista, o que trouxe uma lufada de ar fresco e diversidade étnica e de gênero ao Pequeno Príncipe, são formidáveis e têm um futuro incrível pela frente, pois são absolutamente talentosas: Anna Beatriz Simões, Davi Martins, Leonardo Freire e Levi Assaf.

Ainda é preciso nomear aqui a potência física de Natasha Jascalevich, como sua Serpente contorcionista.

E o que dizer do coro deste espetáculo, que brilha de modo formidável em cenas repletas de criatividade, sejam no palco ou mesmo na plateia?

É preciso citar nominalmente cada um destes grandes artistas, que enchem de vida o espeetáculo: Abner Depret, Bia Barros, Bruna Pazinato, Sofia Savietto, Diego Lemos, Fernando Rubro, Graciely Junqueira, Larissa Noel, Marcelo Ferrari, Nick Vila Maior, Rafael Aragão, Sara Milca, Thór Junior, Bruno Albuquerque, Murilo Ohl e Yasmin Calbo.

O Pequeno Príncipe, O Musical é a prova de que nosso teatro está cada vez mais maduro e é capaz de dialogar com obras universais com pinta de gente grande. Sorte a nossa.

O Pequeno Príncipe, O Musical ★★★★
Avaliação por Miguel Arcanjo Prado: Muito Bom

Retire seu ingresso para O Pequeno Príncipe, O Musical!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Respeitado jornalista cultural e crítico de artes do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022