Margareth Menezes é dada como certa no Ministério da Cultura de Lula

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Margareth Menezes teria aceitado o convite para ser ministra da Cultura do Brasil, realizado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A informação vazou nesta sexta-feira, 9. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o rapper Emicida e a atriz Marieta Severo teriam recusado a proposta. Chegou a ser ventilado também o nome da cantora Daniela Mercury, que teve papel de destaque na campanha e na comemoração da vitória de Lula. Margareth foi sugestão de Rosângela Silva, a Janja, socióloga e primeira-dama a partir de 1º de janeiro. Nomes técnicos como Juca Ferreira, que já ocupou a pasta, e a deputada federal Jandira Feghali, responsável pela Lei Aldir Blanc, chegaram a ser cogitados também. Após vazamento de seu nome, Margareth se assustou com as críticas e está buscando se reunir com agentes culturais para se fortalecer. Quem critica sua nomeação o faz por conta de sua falta de experiência na gestão pública, apesar de sua experiência à frente da Associação Fábrica Cultural, na Cidade Baixa, em Salvador, desde 2004 Já Lula gosta da ideia de ter como ministra da Culutra uma artista consagrada, mulher, negra e nordestina, repetindo, em parte, uma fórmula que deu certo no caso de Gilberto Gil. Aos 60 anos, baiana de Salvador, Margareth Menezes é uma das cantoras mais consagradas do país, dona de hits como Faraó e Dandalunda. A previsão é que seu anúncio oficial como futura ministra da Cultura aconteça na semana que vem.

Margareth Menezes na turnê Rei Momo de David Byrne – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo
Margareth Menezes na festa do Bicentenário da Independência no Museu do Ipiranga – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Respeitado jornalista cultural e crítico de artes do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022