Jô Soares sofre censura após sua morte

GNT vai censurar falas do apresentador em reprise do Programa do Jô
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Jô Soares será censurado após sua morte pelo GNT.
O apresentador, que morreu em São Paulo na última sexta (5) aos 84 anos, ganhou uma estranha “homenagem” do canal da Globo e que vai contra a tudo que o próprio Jô defendia: a liberdade de expressão e de pensamento.
O GNT vai exibir trechos de seu Programa do Jô, mas vai censurar algumas falas do apresentador, segundo informou o jornal O Globo nesta semana.
Resta saber quem será a pessoa designada para a função de censor de Jô Soares e qual critério vai utilizar.
Segundo a colunista do jornal O Globo Patrícia Kogut, “vai ser uma seleção feita com um cuidado em particular: o de suprimir os comentários que ele eventualmente tenha feito no ar e que hoje sejam passíveis de linchamento virtual”.
A jornalista ainda completou: “Afinal, ninguém escapa dos riscos de cancelamento”.
O dicionário define censura como “ação ou efeito de censurar; análise, feita por censor, de trabalhos artísticos, informativos etc., geralmente com base em critérios morais ou políticos, para julgar a conveniência de sua liberação à exibição pública, publicação ou divulgação”.

Jô Soares lutou contra a censura na ditadura
É preciso lembrar que Jô Soares lutou a vida inteira contra a censura — inclusive em seu programa, Viva o Gordo, na Globo, criticava de forma genial e contundente a censura, com o humorista segurando uma tesoura na mão em tempos de ditadura militar.
Portanto, é irônico que, em tempos democráticos, Jô volte a ser censurado. E o pior: após sua morte. E justamente por uma emissora a quem deu tanto faturamento.
Entre 2008 e 2016, o GNT exibiu aos domingos o Semana do Jô, um compilado de suas entrevistas ao longo da semana no Programa do Jô, na Globo, sempre com sucesso de ibope.
Veja trecho do Viva o Gordo em que Jô Soares simbolizada a censura com uma tesoura
‘Seleção cuidadosa’, diz a notícia do jornal O Globo sobre censura a falas de Jô Soares

Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.