Show de Nati Bermúdez e Érica Silva mistura Uruguai e Brasil no Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba*

Nati Bermúdez e Érica Silva misturaram sonoridade uruguaia e brasileira no 30º Festival de Curitiba – Foto: Gesiel Leachi Mota – Blog do Arcanjo

Por JEFFERSON RIBEIRO
Colaboração para o Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba*

A parceria de Nati Bermúdez e Érica Silva trouxe ao público que compareceu nesta noite de sexta-feira (8) um show mais que intimista: uma troca de experiências e sensações. O show aconteceu no coração do Centro Histórico de Curitiba, no Largo da Ordem, como parte da programação do 30° Festival de Curitiba.

Nem a chuva ou troca de local (minutos antes do início, transferido para o espaço CWB sua Linda) atrapalharam o show. Foram apresentadas todas as faixas presentes no EP intitulado “Vazio Lúcido”, lançado em 2021. O álbum entrega sensibilidade nas letras e melodias, que carregam elementos do pop, da MPB, da musicalidade latina e dos arranjos rítmicos que conduzem as canções feitas pela instrumentista e produtora Érica Silva.

Elas comentam que apesar dos imprevistos, é muito importante saber lidar com as adversidades e que foi gratificante fazer parte do tradicional Festival, com apresentações artísticas em várias áreas. A acústica e o espaço improvisado acabaram contribuindo para a aproximação com o público, que aproveitou para fazer pedidos de músicas.

As artistas falaram sobre o processo de composição do EP com várias sessões de gravações. De acordo com Érica, o essencial é fazer uma produção mínima para a banda preencher com personalidade suas canções. O trabalho mais recente traz elementos mais instrumentais e experimentais, como a faixa Ecos, sobre o silêncio, que serviu de inspiração para o título do álbum. Segundo elas, é algo que não seria possível explicar em palavras.

Nati Bermúdez nasceu no Uruguai, mora em Curitiba desde os 6 anos e ressalta a influência de suas origens. “Eu sou essa mistura, a música latina me inspira muito e a gente quis trazer isso pro EP e para os shows que contam com canções em espanhol”. Érica complementa sobre essa mistura: “é uma quebra de paradigma, não é porque sou brasileira que vou cantar só em português, e vice e versa”.

Espectadores de diferentes perfis acompanharam o show. Vazio Lúcido serviu de momento para o primeiro encontro de um casal que conversava só pela internet nos últimos cinco meses. Quem também acompanhou de perto foi Jess Kluber, responsável pelos figurinos Nati Rodrigues em apresentações e clipes. “Adoro as composições dela e sempre que posso trago um amigo pra conhecer o
trabalho dela”.

O músico Gesiel Leachi aproveitou para curtir o trabalho da artista, que conheceu em outro evento. “A primeira vez que ouvi foi no show do Murilo Silvestrim, que é de Curitiba também. Ela foi uma artista convidada. Gostei muito da musicalidade dela, que é muita brasileira e já tive oportunidade de trabalhar com ela e sempre que posso estou presentes nos shows”, conta.

*Reportagem por Jefferson Ribeiro, estudantes de Jornalismo da Universidade Positivo, sob orientação da jornalista e professora Katia Brembatti, em parceria com o Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba. Conheça o site UP no Festival.

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba!

Acompanhe as informações da dupla pelos seguintes links:

Instagram Nati Bermúdez: https://www.instagram.com/natibermudez.comz/

Instagram Erica Silva: https://www.instagram.com/ericasemka/ 

Youtube: https://www.youtube.com/c/natibermudez

Spotify: https://open.spotify.com/artist/2WBdqy6SzFNCZ2XodQ6f7h

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo PodFoi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Xuxa faz 60 anos Skank se despede Wicked volta a SP: conheça atores e personagens! Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix